Alunos de Ponta Grossa são destaques no xadrez

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), recebeu nesta semana em seu gabinete, os alunos da Escola Municipal Dr. Plauto Miró Guimarães. Os estudantes são destaques no Campeonato Paranaense de Xadrez, na categoria sub – 10. Um dos pontos tratados na reunião, foi a solicitação de apoio às crianças que irão disputar a competição estadual de xadrez, que neste ano ocorrerá em Ponta Grossa, entre sexta e domingo (10 e 12 de abril) no hotel Barbur. JK parabenizou às crianças pelo desempenho no xadrez, e reforçou o compromisso da Câmara Municipal, no incentivo ao esporte no município “O xadrez é muito mais que um jogo; é estratégia e disciplina para a vida.Nosso compromisso no Legislativo é garantir que o esporte receba o incentivo necessário, pois acreditamos que o apoio público é o que transforma o talento em grandes conquistas.

Ponta Grossa avança na profissionalização 

A prefeitura de Ponta Grossa vem investindo na formação e capacitação de novos profissionais, em diversas áreas de atuação, contribuindo cada vez  mais na geração de empregos e renda do município. Nesta semana, a prefeitura divulgou à programação desenvolvida pela Estação Hub, voltada à capacitação de empreendedores, startups, e profissionais que querem inovar noi mercado de trabalho. Serão oferecidas atividades sobre vendas no setor público, marketing, impressão 3D, entre outros. As aulas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla. Nesta semana, a prefeitura em parceria com o Senac, realizou a formação de novos alunos nos cursos de padeiro e masseiro. Os alunos tiveram uma formação de carga horária de 160 horas.  Também já estão abertas as inscrições para os cursos de salgadeiro e pizzaiolo, os interessados devem se inscrever pelo CRAS. Entre os dias 22 e 24 de abril, haverá a Semana de Regularização Fiscal, destinada aos microempreendedores individuais, para ficarem em dia com a administração pública  e evitarem a exclusão do regime. Os agendamentos para atendimento, devem serem realizados através do número (42) 93330-8315.

Nova gestão toma posse da ACIPG Jovem

Ato foi realizado ontem em cerimônia dando início a nova gestão A direção da nova gestão da ACIPG Jovem – Conselho de Jovens de Ponta Grossa, assumiu posse do seu mandato na noite de ontem (07), em encontro reservado para lideranças e empresários da região. A nova gestão liderada por Christopher Paes, assumirá o conselho durante o biênio 2026-2028. O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL), compareceu ao encontro e destacou o trabalho realizado pela ACIPG Jovem no município e comentou sobre o que esperar da nova gestão da instituição “Ver o vigor desse grupo nos dá a certeza de que o nosso empresariado está em excelentes mãos. A ACIPG Jovem é, historicamente, o berço das lideranças que transformam a nossa região, e hoje damos início a mais um capítulo dessa trajetória de sucesso.” Chris Paes assume o Conselho, no lugar de Jefferson Wegermann de Matos, em sua gestão a ACIPG – Jovem foi reconhecida como o maior conselho de jovens empresários do Paraná, confirmando o bom momento vivido pela instituição. Além do chefe da Casa de Leis, também estiveram presentes a prefeita Elizabeth Schmidt (PL), o novo presidente da ACIPG, Leonardo Puppi, e a recém secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Tônia Mansoni.

Sessão Especial é realizada na UniSecal

Evento contou com grande participação do público universitário A Câmara Municipal de Ponta Grossa, realizou na noite desta terça – feira (07), mais uma edição da Sessão Especial. Desta vez, o evento ocorreu na Faculdade UniSecal, no salão social do Sesc, e contou com grande participação do público universitário e da população em geral. Durante a sessão, foi explicado aos presentes como se dá o funcionamento do poder legislativo,e quais são as suas atribuições para com a administração do município. Também foram entregues Moção de Aplauso, às pessoas homenageadas. Também estiveram presentes os vereadores Geraldo Stocco (PV), Guilherme Mazer (PT), Teka dos Animais (União) e doutor Erick (PV). Para a reitora da UniSecal, Isaura de Andrade Aguiar, é importante a instituição receber o evento, principalmente pela aprendizagem que se dá aos alunos sobre a importância da vivência da democracia “Receber o Poder Legislativo em nosso campus transforma o ambiente acadêmico em um verdadeiro laboratório de cidadania, permitindo que nossos alunos vivenciem a prática democrática para além da teoria” O presidente da Câmara, Julio Kuller (PL), atendeu às demandas apresentadas pelo público que compareceu à sessão, e destacou à importância da participação universitária, ao lado do legislativo. “A política só transforma a realidade quando deixa o ‘achismo’ de lado e se alia ao conhecimento. Trazer a universidade para dentro do Legislativo é garantir que nossas leis tenham base científica, inovação e o olhar crítico de quem estuda o futuro da nossa cidade.” A Sessão Especial é um projeto desenvolvido pela Casa de Leis, que tem por objetivo aproximar a Câmara da população, através de sessões itinerantes realizadas nas instituições da cidade. Esta foi a segunda edição deste ano, a primeira havia sido realizada no mês de março na Faculdade Cescage.

Colégio Arnaldo Jansen recebe Câmara Não Secreta

O Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, localizado no Parque Tarobá, recebeu na manhã desta terça – feira (07) a edição do projeto ‘Câmara Não Secreta’. O projeto, desenvolvido pelo chefe da Casa de Leis, Julio Kuller (PL), tem o objetivo de aproximar os jovens da política, levando a Câmara às escolas. Durante o encontro, os estudantes puderam aprender como se dá o funcionamento da Câmara Municipal na administração pública do município e qual é o papel dos vereadores na fiscalização da cidade. JK destacou à importância de fomentar desde cedo, o interesse dos jovens na política “Precisamos parar de dizer que o jovem é o futuro e começar a entender que ele é o presente da nossa política. Quando abrimos as portas para a juventude, trazemos oxigênio, novas ideias e a coragem necessária para mudar o que está parado.”

Ponta Grossa avança na sinalização das ruas da cidade

A Prefeitura de Ponta Grossa segue investindo cada vez mais na sinalização das ruas do município, fortalecendo a segurança e a circulação de pedestres e motoristas. Somente nos primeiros três meses de 2026, já foram sinalizados mais de 51 mil metros quadrados. Este número, já é a terceira maior metragem de sinalização desde 2022. O ano em que mais houve obras de sinalização nas ruas foi no ano passado em 2025, quando foram realizados mais de 170 mil metros quadrados de trabalho de sinalização nas ruas. Outro ato importante em relação às ruas da cidade, é a campanha ‘Pé na Faixa’, realizada pela prefeitura juntamente com a secretária de Segurança Pública e a Superintendência de Trânsito. A campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre à importância de atravessar na faixa de pedestres. A campanha pede ao pedestre que sempre for atravessar à rua, sinalize com o braço ao motorista, para que este possa parar com segurança, para realizar a travessia, na faixa.

Câmara aprova projeto de lei que busca prevenir erros da administração de medicamentos

PL é de autoria do chefe do Legislativo, Julio Kuller A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou com 17 votos favoráveis em primeira discussão durante a sessão ordinária desta segunda feira (06), o projeto de lei 459/2025, que institui o Protocolo de Segurança, que visa prevenir erros na administração de Medicamentos Potencialmente Perigosos (MPM). Medicamentos Potencialmente Perigosos se referem à remédios que podem causar danos graves permanentes ou fatais em pacientes, se usados de forma incorreta. Segundo o texto, as unidades de saúde devem criar e manter atualizados protocolos de segurança que devem conter a identificação do paciente, dupla checagem dos medicamentos, manter medicamentos armazenados em local seguro, entre outras exigências. O presidente Julio Kuller, comentou sobre a importância da aprovação deste projeto, visando a garantia da saúde do paciente “​A aprovação deste Protocolo de Segurança Obrigatório é um escudo protetor para o paciente e uma garantia de respaldo para o profissional de saúde. Sabemos que esses medicamentos se administrados incorretamente, as consequências são devastadoras.” Segundo o projeto, as unidades terão 180 dias para se adequar ao protocolo após a transformação do PL em lei. As unidades que não seguirem o protocolo poderão pagar multa ou sofrer com a cassação do seu alvará, a depender da gravidade do caso.

Nova mesa diretora toma posse da ACIPG

Direção é encabeçada por Leonardo Puppi Bernardi A nova mesa diretora da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) tomou posse nesta segunda-feira (06), em evento realizado na sede da instituição. Leonardo Puppi Bernardi passa a assumir a presidência da ACIPG, após sua chapa ter sido eleita em março deste ano. O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL) , compareceu ao evento de posse e desejou boa ao novo presidente da instituição “Tenho convicção de que essa nova gestão continuará elevando o patamar do nosso desenvolvimento econômico. Nossa cidade vive um momento especial de expansão, e a parceria entre o poder público e a ACIPG, é fundamental para que esse progresso chegue à ponta, transformando a vida das pessoas.” O mandato de Leonardo será válido para o biênio 2026-2028, ele assume a ACIPG, no lugar de Giorgia Bin Bichenek que dirigiu a instituição nos últimos 4 anos.

Julio Kuller cria projeto Câmara na roça

O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL), com o objetivo de aproximar cada vez mais o poder Legislativo dos pontagrossenses, criou o ‘Câmara na roça’, que levará a Casa de Leis para os distritos de Ponta Grossa, estando mais perto da população rural. JK, comentou sobre este projeto, e da importância de aproximar o poder público dos agricultores “ Não podemos aceitar que a distância física seja um obstáculo para o exercício da cidadania. Por isso, decidimos levar o Poder Legislativo até os nossos distrito. Levar a estrutura da Câmara para o interior é mais do que um evento; é um gesto de respeito e reconhecimento a quem sustenta a nossa economia.” A primeira edição, acontecerá no próximo domingo (12) no salão da Igreja Divino Espírito Santo, no distrito de Itaiacoca, à partir das 14h30. No evento também serão ofertados serviços públicos gratuitos, atividades culturais e atendimento à população.

UniSecal receberá Sessão Especial da Câmara Municipal

A Faculdade UniSecal receberá na próxima terça – feira (07) às 19h, mais uma edição especial da Câmara Municipal de Ponta Grossa. O evento tem o objetivo de aproximar o legislativo do público universitário. JK comentou sobre a próxima edição da Sessão Especial e a necessidade de aproximar a Casa de Leis, com o ambiente universitário “Abrir as portas do debate legislativo para os estudantes e professores é reconhecer que as grandes soluções para a nossa cidade passam pela educação. Queremos que os alunos não sejam apenas espectadores, mas que compreendam o papel do vereador e se sintam motivados a participar das decisões.” O evento acontecerá no Salão Social do Sesc, localizado na rua Theodoro Rosas, 1247 e aberto à toda comunidade. Esta é a segunda edição da Sessão Especial de 2026, a primeira ocorreu no mês de março na faculdade Cescage.