Projeto de lei propõe brinquedos e aparelhos de academia adaptados para pessoas PCD

PL de Julio Kuller foi aprovado em primeira discussão A Câmara Municipal de Ponta Grossa, aprovou em primeira discussão com 17 votos favoráveis nesta segunda-feira (06), o projeto de lei 11/2026, que obriga a disposição de brinquedos e aparelhos de academia adaptados a pessoas com deficiência nos loteamentos aprovados pelo município. O texto, de autoria de Julio Kuller (PL), defende que com estas instalações, garantirá à inclusão e o direito ao lazer das pessoas com deficiência “​Hoje estamos derrubando barreiras invisíveis que, por décadas, isolaram nossas crianças e nossos idosos com deficiência. Ao tornar obrigatória a instalação de brinquedos e aparelhos de academia adaptados, estamos dando um passo decisivo para que nossas praças e parques sejam, finalmente, de todos” O projeto de lei será votado em segunda discussão na próxima sessão ordinária, nesta quarta-feira (08), se aprovado seguirá para sanção da prefeita Elizabeth Schmidt (PL).

UniSecal recebe Sessão Especial da Câmara Municipal

Evento ocorre amanhã às 19h A Faculdade UniSecal receberá nesta terça-feira (07), mais uma edição da Sessão Especial da Câmara Municipal de Vereadores. O evento ocorrerá às 19h no Salão Social do SESC e é aberto a toda população. O presidente da Casa de Leis, Julio Kuller (PL) , comentou sobre a importância de levar o Legislativo ao ambiente universitário, e fermentar nos jovens à participação política “Levar o Legislativo para dentro das universidades é uma necessidade estratégica para a nossa cidade. Queremos os estudantes debatendo, analisando e cobrando transparência. Uma cidade inteligente se faz com a política ouvindo a ciência” O Salão Social do SESC está localizado na rua Theodoro Rosas, 1247.

APROAUT realiza passeata em prol da conscientização sobre o autismo

Caminhada o centro da cidade A Associação de Proteção dos Autistas (APROAUT) realizou na manhã desta quinta-feira (2), uma passeata pelo centro de Ponta Grossa, com o objetivo de conscientizar a população sobre o Trantorno do Espectro Autista (TEA), e combater as desinformações e preconceitos que há sobre o assunto. Em vista disto, a caminhada foi realizada justamente nesta quinta-feira, onde se celebra mundialmente, o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’, e contou com grande número de pessoas. O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller, esteve na caminhada e comentou da importância de realizar o ato pelo centro da cidade “Essa caminhada é importante para alertar as pessoas que convivemconosco, mas que não conseguem enxergar o grande desafio que é o autismo.” A caminhada teve início na Igreja dos Polacos e desceu a Avenida Vicente Machado, com destino ao Ginásio de Esportes da Pessoa com Deficiência, (Jamal).

Aproaut faz caminhada em prol da inclusão

A Associação de Proteção dos Autistas (APROAUT), realizará nesta quinta – feira (02) passeata pelo centro de Ponta Grossa, em prol da inclusão das pessoas autistas na sociedade. A ideia é despertar a atenção da população para a causa, fortalecendo o movimento, dando mais voz às reivindicações solicitadas. O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller, comentou sobre à importância da iniciativa e da necessidade de despertar a atenção das pessoas sobre o tema “A importância dessa caminhada é imensa, porque ela tira a causa autista das quatro paredes e a coloca diante dos olhos de toda a sociedade. Essa mobilização quebra a invisibilidade.” A caminhada terá início às 09h30 em frente a Igreja dos Polacos e seguirá a Avenida Vicente Machado, com destino ao Ginádio da Pessoa com Deficiência (Ginásio Jamal).

Colégio Sirley Jagas recebe edição do Câmara Não Secreta

O Colégio Estadual Professora Sirley Jagas, localizado no bairro Santa Luzia, recebeu na noite de ontem (31), o projeto Câmara Não Secreta. O projeto desenvolvido pelo chefe do Legislativo, Julio Kuller, tem o objetivo de levar a Casa de Leis para perto dos estudantes, com o objetivo de despertar o interesse dos jovens na política. Durante o encontro, os estudantes aprenderam sobre o funcionamento da Câmara Municipal e sua importância na administração pública do município. Também foi tratado sobre os trâmites necessários, para que uma ideia se torne lei na cidade e a importância da participação cidadã neste processo. O presidente da Câmara Julio Kuller, destacou à participação dos estudantes no encontro e comentou sobre à importância de aproximar o poder Legislativo dos jovens e adolescentes “Trazer o jovem para perto da política é garantir que o futuro não seja decidido por acaso, mas por uma geração consciente, crítica e preparada. Quando abrimos as portas da Câmara, estamos abrindo as portas para novas ideias.”

Escola Otacília Hasselmann inaugura projeto Jardim do Mel

A escola municipal Professora Otacília Hasselmann de Oliveira, localizada no bairro Uvaranas, recebeu nesta semana a inauguração do projeto Jardim do Mel. Estiveram presentes na inauguração, a secretária de educação,Joana D’Arc, o vice – prefeito, pastor Moisés Faria , do vereador Florenal Silva e do secretário de Agricultura, Abastecimento e Pecuária. Izaltino dos Santos. O Jardim do Mel é um projeto  desenvolvido pelo Poliniza PG, que tem o objetivo de promover nas crianças da rede municipal de ensino, a educação ambiental através da preservação das abelhas sem ferrão, em especial das espécies mandaçaia, jataí e canudo, que ajudam na polinização das plantas, ajudando na biodiversidade do planeta. O secretário Izaltino Cordeiro dos Santos, comentou à respeito de mais uma inauguração do projeto Jardim do Mel, e da sua importância na conscientização de preservar a natureza “Preservar o meio ambiente é cuidar do futuro da nossa cidade. Que este Jardim do Mel seja um local de aprendizado, onde cada visitante saia daqui entendendo que a natureza é uma rede integrada e que nós fazemos parte dela.”

Audiência pública debate proteção e defesa das mulheres

Ato ocorreu no plenário da Câmara Municipal Ocorreu na tarde desta segunda – feira (30) no plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública para debater à respeito do fortalecimento de políticas públicas locais, para combater à violência contra a mulher em Ponta Grossa. O evento foi promovido pelo poder Legislativo em parceria com a Procuradoria da Mulher. A definição das novas diretrizes a serem adotadas para combater à violência feminina, foram baseadas no Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, que visa prevenir a violência de gênero contra mulheres e meninas, integrando poder público e sociedade civil. A prefeita Elizabeth Schmidt, comentou sobre a necessidade de realizar esta discussão, ainda mais no mês da mulher “Uma audiência pública serve para darmos voz a quem precisa ser ouvida. É o momento de unirmos para identificar onde a nossa rede de proteção precisa ser ainda mais forte. Estamos aqui para construir as soluções que vão impedir que novas tragédias aconteçam.” O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller, ressaltou sobre à importância do evento no combate à violência contra as mulheres e reforçou a necessidade de políticas públicas mais eficientes, na defesa da causa “ Esta audiência foca no fortalecimento de atitudes que garantam que a mulher tenha onde buscar socorro.Precisamos de políticas públicas que saiam do papel: mais patrulhas, acolhimento digno e integração total entre as forças de segurança e a assistência social.” Outro ponto discutido no encontro, foi sobre o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, no município, através da junção de instituições públicas, organizações da sociedade civil e lideranças do município.

Comissão dos agricultores se reúne na Câmara Municipal

A presidente da Comissão dos Agricultores do Botuquara e região, Gabriela Paola Hasimoto, juntamente com o Tenente Coronel da Polícia Militar, Gilberto Oliveira Junior, se reuniram na última semana, a Câmara Municipal de Ponta Grossa, em em um encontro com o presidente da Casa, Julio Kuller. Na reunião foram debatidos à respeito de melhorias para a região do Botuquara, e tratado da importância de ter um representante dos Campos Gerais, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). JK, agradeceu ao encontro e destacou que dará andamento às solicitações da reunião “Já estamos protocolando junto aos órgãos competentes os pedidos levantados nessa reunião e vou acompanhar de perto cada etapa, cobrando agilidade na execução.”.

Câmara Municipal aprova mudança do programa ‘Câmara Jovem’

Proposta foi elaborada pelo presidente da Casa, Julio Kuller Durante a Sessão Ordinária desta segunda – feira (30) foi aprovado em 1° discussão por 17 votos favoráveis, o projeto de lei n° 51/ 2026. O PL foi proposto pelo chefe do Legislativo, Julio Kuller e promove alterações na lei 12.596/2017, que instituiu o programa ‘Câmara Jovem’. Segundo o texto, os participantes dos programas devem estar obrigatoriamente matriculados no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio da rede pública ou privada de ensino, e ter entre 13 e 16 anos incompletos, até as eleições que definirão os participantes do programa. Outra mudança, se deve à forma de eleição dos novos vereadores mirins. A eleição passará à ocorrer em parceria com o Programa Eleitor do Futuro, realizada pela Vara da Infância e Juventude. O vereador eleito que faltar a uma sessão ordinária, sem justificativa perderá o seu mandato. Julio Kuller justificou à mudança no programa, visando uma melhor participação dos integrantes, sem deixar de se dedicar ao ambiente escolar “Com as novas diretrizes, estamos simplificando processos e fortalecendo o debate de ideias, para que cada parlamentar jovem sinta que sua voz tem peso e suas propostas têm futuro..Investir na formação política da nossa juventude é garantir um amanhã com mais consciência e cidadania.” O ‘Câmara Jovem’ é um programa municipal, criado em 2017, que tem por objetivo aproximar os estudantes do poder Legislativo, promovendo a cidadania e fortalecendo a democracia municipal.

Cidade avança no incentivo ao esporte e ao conhecimento

A Prefeitura de Ponta Grossa segue investindo na qualificação de esportes no município, através da Secretária Municipal de Esportes. Estão abertas às inscrições para as aulas de futebol, judô, handebol e tênis de mesa, para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site da Secretária de Esportes. As aulas fazem parte do projeto Esporte da Base, e ocorrerão em diversos pontos espalhados pela cidade. Ponta Grossa também segue crescendo na área do conhecimento. Entre os dias 14 e 24 de abril a cidade receberá a Expedição do Conhecimento Itaipu, que traz questões voltadas à preservação ambiental, água e energia. A expedição é destinada aos alunos do 4 e 5° ano e contará com visitas guiadas. O espaço estará localizado no estacionamento da Biblioteca Municipal. As inscrições devem ser feitas através deste link.https://forms.gle/y5Us9xJHRWWNjMBH9.