Pastores cubanos visitam à Câmara Municipal

Uma comitiva de missionários e pastores cubanos estiveram na tarde de ontem (22), visitando o plenário da Câmara Municipal, onde conheceram como funciona o poder legislativo do município. A visita ocorreu por intermédio do pastor Paulo Camargo, presidente da AME (Associação de Ministros Evangélicos de Ponta Grossa). A comitiva missionária era composta pelos pastores cubanos, Pedro, Michell e Roli. Também estiveram presentes o presidente da Casa, Julio Kuller (PL), o vice-prefeito pastor Moisés Faria (MDB), e o pastor Édipo. No encontro foi conversado à respeito do sistema democrático do país e todo o funcionamento da gestão pública da cidade. Julio Kuller agradeceu a visita e comentou sobre à importância desta troca de experiências com pessoas de outras localidades do mundo “O trabalho que realizam nos lembra que o cuidado com o próximo e a fé são linguagens universais. Poder compartilhar com vocês a forma como trabalhamos pela nossa gente, aqui em nossa cidade, cria uma ponte de solidariedade e respeito mútuo.”
Julio Kuller recebe escritora que produziu obra sobre relacionamento abusivo

O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL), recebeu nesta quarta- feira (22) no plenário da Casa de Leis, a visita da escritora Jessica Kawahara. Em outubro do ano passado, Jessica lançou sua autobiografia intitulada ‘Relacionamento Abusivo’, onde relata o que sofreu quando se envolveu em um relacionamento amoroso, marcado por violência. A obra retrata a experiência vivida por Jéssica ao se envolver em um relacionamento abusivo com seu antigo parceiro. Durante este tempo, a autora sofreu diversas formas de violência, tanto físicas quanto emocionais. Apesar do sofrimento, a autora conta como fez para sair desta situação, e conquistar novamente a sua liberdade. Julio Kuller agradeceu à visita, e destacou a coragem e a importância de Jéssica relatar à sua experiência de vida, incentivando dessa forma, a outras mulheres que sofrem de violência, a não se silenciar “A coragem em expor essa realidade serve como um farol para as mulheres que podem estar sofrendo caladas. O seu relato mostra que elas não estão sozinhas, que é possível romper o ciclo do abuso.”
Legislativo aprova programa para regulamentar emissão de atestado médico

Medida estabelece regras para emissão de atestado na rede pública, com foco na redução de fraudes e na diminuição da sobrecarga nas unidades de saúde A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, nesta quarta-feira (22) o Projeto de Lei n°427/25, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Julio Kuller (PL), que institui o Programa Atestado Responsável PG. A proposta estabelece critérios e diretrizes para emissão de atestados médicos nas unidades públicas municipais de saúde, e dá outras providências. O projeto tem como objetivo garantir que a emissão de atestados ocorra de forma ética e responsável, além de reduzir a sobrecarga de atendimentos nas UPA’s e postos de saúde. A iniciativa também busca desestimular o uso indevido e fraudulento de atestados para fins de justificação de ausência sem real necessidade de afastamento laboral, e fortalecer a autonomia, a segurança e a responsabilidade do profissional médico na tomada de decisão clínica. Outro ponto previsto é a implementação de medidas de controle, registro e transparência na emissão de atestados, incluindo o monitoramento da quantidade de documentos emitidos por cada profissional, identificação de padrões de uso por parte dos munícipes e eventuais fraudes. De acordo com o texto, a emissão de atestados nas unidades públicas de saúde do município deverá seguir critérios como: I – Atestado para Internação ou Observação Clínica; II – Atestado para Período de Consulta; III – Declaração. Na justificativa, o vereador afirma que a proposta consolida uma política pública que alia a conscientização social sobre o uso de atestados e declarações de comparecimento à responsabilidade na sua emissão, além de garantir a proteção ao profissional que fornece o documento.
Câmara aprova projeto que cria espaços sensoriais em Ponta Grossa

A Câmara Municipal de Ponta Grossa, durante a sessão ordinária desta quarta – feira (22), aprovou em segunda discussão com 14 votos favoráveis, o projeto de lei n° 15/2026, de autoria do presidente do legislativo, Julio Kuller (PL). O projeto prevê a implantação de espaços sensoriais nas praças e parques da cidade, voltados às pessoas com TEA e outras disfunções sensoriais. Segundo o texto, os espaços devem abranger todos os sentidos sensoriais, como o tato, o olfato,a audição e a visão. Os espaços serão construídos nas praças mais movimentadas da cidade, em regiões com maior demanda de atendimento a pessoas com TEA,, e locais recomendados por estudos técnicos. Julio Kuller agradeceu a aprovação do projeto e destacou à sua importância, para a inclusão da pessoa com deficiência, nos espaços públicos da cidade “Precisamos entender que a inclusão vai além de construir uma rampa. A inclusão verdadeira é garantir o direito ao lazer, ao bem-estar e ao pertencimento. Os espaços sensoriais que serão construídos nos nossos parques vão oferecer um ambiente seguro e adaptado.”
Diretora Geral do Hospital Universitário agradece Projeto de Lei feito por Julio Kuller

Pl defende afastamento a servidoras públicas que realizam doação de leite materno Durante a sessão ordinária desta quarta – feira (22) na Câmara Municipal, a Diretora – Geral, do Hospital Universitário de Ponta Grossa, Fabiana Postiglione Mansani, discursou na tribuna livre no plenário, agradecendo a lei 15.819/2026, de autoria do presidente do legislativo Julio Kuller (PL) que concede afastamento a servidoras públicas que realizarem doação de leite materno. Fabiana comentou sobre à importância da aprovação da lei para o hospital, devido a alta demanda de distribuição de leite pela região dos Campos Gerais. Atualmente, o banco de leite materno de Ponta Grossa, se tornou um banco regional e realiza à distribuição para todas as cidades da região. Devido ao maior número de atendimento, o hospital vem tendo dificuldade para conseguir a doação de leite e assim, suprir a demanda dos Campos Gerais “Isso nos tem trazido uma certa dificuldade, porque o leite humano precisa única e exclusivamente de doação.” Além disso, outro fato que se relaciona a esta dificuldade de distribuição, se relaciona ao processamento do leite para ser consumido. Fabiana explicou que ao ser captado, o leite passa por um processamento para ser tornar próprio para o consumo, segundo ela o processamento do leite leva tempo e deve ser consumido em um determinado período, para não perder sua validade. Com a lei que incentiva a doação de leite, a diretora- geral, acredita que o Hospital Universitário, terá mais facilidade para realizar à captação de leite materno e sua distribuição “Nós precisamos de mães que estejam dispostas a fazer esta doação. O projeto ajuda garantindo que aqueles bebês tenham acesso a esse leite, com condição para que esta criança evolua e tenha todos os nutrientes que ela precisa”, destacou a diretora. Julio Kuller agradeceu à presença de Fabiana no plenário e destacou à importância da lei no desenvolvimento de bebês e crianças “O projeto está em boas mães e vai atender todas mães e as crianças que precisam desse apoio.”
Programas Parques e Praças acontece na Vila Santo Antônio

Ocorreu no último domingo (19), o Programa Parques e Praças na vila Santo Antônio em Ponta Grossa. O evento é organizado em parceria com as Secretárias de Agricultura e de Administração, Agência do Trabalhador, FAZ PG e as comunidades das vilas Santo Antônio e Lina. No evento foram ofertados à população práticas esportivas como futebol, xadrez, vôlei, além de brinquedos disponibilizados às crianças. O Programa contou com à participação de um grande número de populares, sendo considerado um sucesso sua realização. O presidente da Câmara Julio Kuller (PL), compareceu ao evento e destacou à importância da realização deste programa para a população “Levar essas atividades para os bairros garante que a família que mora longe do Centro também tenha acesso ao que há de melhor. Uma praça cheia é sinal de uma comunidade valorizada.”
Ponta Grossa avança na qualificação profissional

A prefeitura de Ponta Grossa divulgou a abertura do curso de Movimentação para Produtos Perigosos (MOPP), através do programa Qualifica Mais. O curso será realizado entre os dias 06 à 28/05 no período da noite, no Sest/ Senat, no bairro da Ronda. O curso é gratuito e possui carga horária de 50h. A especialização é obrigatória para motoristas que transportam cargas perigosas, como combustíveis, produtos químicos e inflamáveis. Para realizar a especialização, precisa ser maior de 21 anos, possuir as carteiras B, C, D, ou E de habilitação, e estar livre para dirigir, sem CNH suspensa ou algum impedimento judicial. Os documentos necessários para a inscrição são: CNH, comprovante de residência, telefone e e-mail de contato. As incrições devem ser feitas através deste link https://forms.cloud.microsoft/pages/responsepage.aspx?id=W7wJhsp6BEK0sM6c-QAuUwZLhrWIOIBJqDv7Ku6xV_xUNlREWUhOR1A2RzRZTTYxTExTNUo5Wlc4MyQlQCNjPTEu&route=shorturl.
Julio Kuller propõe moção de repúdio à indicação de Jorge Messias ao STF

Parlamentar destaca contradições em relação a defesa da vida O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL), se manifestou nesta sexta – feira (17), em suas redes sociais, contra a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de Jorge Messias, advogado da Advocacia geral da União (AGU), ao cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), devido às recentes declarações contraditórias ditas pelo indicado, em relação ao aborto. Recentemente, Jorge Messias em entrevista a Confederação Nacional dos Bispos Brasil (CNBB), se manifestou contrário ao aborto, alinhando-se aos seus valores evangélicos. Entretanto, no ano de 2024, a AGU na presidência de Jorge Messias, se posicionou contra uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), à respeito da proibição da assistolia fetal com gestações acima de 22 semanas. A assistolia fetal, se refere à aplicação de uma injeção de cloreto de potássio no coração do feto, impedindo o seu desenvolvimento. Devido a esta contradição, Julio Kuller propõe moção de repúdio à indicação de Jorge Messias ao STF, devido à seriedade que exige o cargo da justiça brasileira “Estamos falando de um tema sensível, que exige clareza e coerência. Não há espaço para contradições. Isso é inadmissível para alguém indicado ao Supremo. “ Como resposta a esta indicação, Julio Kuller, enviou uma moção de repúdio ao Senado Federal, contra a nomeação de Jorge Messias. A sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, deve se reunir no dia 28 de abril, para decidir sobre a indicação do presidente Lula.
Observatório Social visita à Câmara Municipal

Nesta semana, integrantes do Observatório Social do Brasil – Campos Gerais, visitaram à Câmara Municipal de Ponta Grossa, em um encontro com o presidente da Casa de Leis, Julio Kuller (PL). No encontro foram tratados à respeito dos projetos que serão realizados em parceria com o Legislativo neste ano de 2026, visando uma maior aproximação entre as instituições. Estiveram presentes o presidente do Observatório, Murilo Coelho,e os coordenadores Altair Schebelisky e Isabelly Gonçalves. JK, agradeceu pelo encontro e comentou sobre à importância de estabelecer parcerias com com o Observatório, visando à transparência do poder público “O Observatório Social realiza um trabalho técnico de excelência, monitorando a produção legislativa. Quando abrimos as portas para esse acompanhamento, estamos dizendo à população que não temos nada a esconder e que zelamos por cada centavo do imposto pago pelo trabalhador.” O Observatório Social do Brasil, se trata de uma organização apartidária e sem fins lucrativos, que realiza o controle fiscal e fiscaliza os gastos públicos, em mais de 100 cidades espalhadas pelo país. Em Ponta Grossa, o Observatório está localizado no prédio da ACIPG no 3° andar, na Avenida Visconde Taunay, no bairro da Ronda.
Julio Kuller destrava lei e amplia reconhecimento de entidades em Ponta Grossa

O vereador Julio Kuller apresentou nesta sexta-feira (17) o Projeto de Lei nº 139/2026, que promove alterações na Lei nº 6.826/2001, responsável por regulamentar a concessão do título de utilidade pública em Ponta Grossa. A proposta busca resolver um problema histórico enfrentado por diversas entidades do município, que, apesar de desenvolverem relevantes atividades sociais, acabam não conseguindo o reconhecimento formal por não se enquadrarem nas áreas vinculadas aos conselhos municipais existentes. O projeto mantém e valoriza o papel fundamental dos conselhos municipais — instâncias essenciais de controle social, organização e acompanhamento das políticas públicas —, mas estabelece uma flexibilização importante: a exigência de cadastro passa a ser aplicada apenas quando houver conselho correspondente à área de atuação da entidade. Na prática, a medida permite que organizações sérias, que atuam em áreas não contempladas por conselhos específicos, também possam pleitear o título de utilidade pública, desde que comprovem suas atividades e relevância social por outros meios idôneos. Para o vereador Julio Kuller, a iniciativa nasce da vivência direta com o terceiro setor no município “Grande parcela da minha vida pública é dedicada às entidades de nosso Município. Sei o quanto trabalham e precisam ser reconhecidas por suas atividades sociais perante a comunidade.” A proposta é vista como um avanço na legislação municipal, ao equilibrar o necessário controle institucional com a realidade plural das organizações da sociedade civil, ampliando o reconhecimento a quem efetivamente presta serviços relevantes à população de Ponta Grossa.