Ponta Grossa consolida protagonismo industrial em Fórum Regional da Fiep

O fortalecimento do ecossistema industrial dos Campos Gerais deu um passo decisivo nesta sexta-feira (17), com a realização do Fórum Regional da Indústria. O evento, promovido pelo Sistema Fiep no Hotel Bourbon, reuniu o primeiro escalão do setor produtivo e lideranças políticas para traçar as estratégias que guiarão o desenvolvimento econômico da região nos próximos anos. Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Küller (PL), teve papel de destaque na mesa de honra ao lado do presidente do Sistema Fiep, Virgilio Moreira Filho, e do deputado estadual Fábio Oliveira. O Legislativo como indutor do crescimento “A indústria é a base da nossa economia e a garantia direta de emprego e renda para as nossas famílias. Quando a Fiep escolhe Ponta Grossa para este debate, ela ratifica o protagonismo dos Campos Gerais no desenvolvimento do Paraná. Na Câmara, trabalhamos para que a nossa cidade seja um terreno fértil para quem quer produzir, inovar e gerar oportunidades. Queremos uma indústria forte para uma cidade cada vez mais próspera”, enfatizou Küller. União de forças O evento serviu como vitrine para a integração entre diferentes esferas. Estiveram presentes autoridades como o vice-prefeito Pastor Moisés Faria, o diretor-superintendente do SEBRAE, Vitor Roberto Tioqueta, o presidente da AMCG e prefeito de Sengés, Gerson Nunes, e o presidente da ACIPG, Leonardo Puppi Bernardi.A pauta do Fórum focou em soluções para gargalos logísticos, inovação tecnológica e a qualificação de mão de obra — pontos em que o diálogo entre a Federação das Indústrias e o Legislativo Municipal é fundamental para a desburocratização e atração de novas plantas fabris para a região.
Ponta Grossa avança na sustentabilidade

A cidade de Ponta Grossa vem crescendo cada vez mais em ações que promovem a sustentabilidade e que trazem benefícios ao Meio Ambiente. Um exemplo disto é o programa Recicla PG, que nesta semana completou um ano de existência. Ao longo deste tempo, importantes números foram alcançados, garantindo à preservação da natureza. Durante os seus 12 meses de existência, o Recicla PG, destinou corretamente mais de 43 toneladas de resíduos. Outros dados importantes do programa são em relação à preservação da fauna, o programa já conseguiu preservar mais de 460 árvores, e economizar mais de 2 milhões de litros de água, além de economizar mais de 100 mil kWh. Dentre os tipos de materiais, os que mais foram utilizados pelo programa são: o papelão, vidro, eletrodomésticos em geral,e plástico. Em relação às recompensas resgatadas, a maioria dos participantes troca os lixos, por material escolar, eventos de entretenimento e cultura, e compras no varejo online.
Julio Kuller recebe homenagem da fábrica de placas Santa Fé

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), recebeu nesta manhã de quinta – feira (16), uma placa com seu nome, como forma de homenagem da fábrica de placas Santa Fé, localizada no bairro Nova Rússia. No encontro Júlio também, ofereceu uma Moção de Aplauso, aos diretores da empresa, sendo eles: Carlos Marcelo Teixeira, Odete Maria Teixeira e Antônio Teixeira (in memorian). JK, agradeceu a placa feita em sua homenagem e destacou à importância de homenagear os cidadãos da cidade, com a Moção de Aplauso, em reconhecimento dos seus serviços prestados “Uma Moção de Aplauso não é apenas um protocolo. É um ato de justiça e de gratidão. Quando homenageamos alguém, estamos dizendo que o seu esforço não passou despercebido e que o seu trabalho transforma a nossa comunidade.”
Câmara Municipal e OAB lideram debate técnico sobre o futuro do Novo Contorno de Ponta Grossa

Com o objetivo de assegurar um planejamento urbano sustentável para as próximas décadas, a Câmara Municipal de Ponta Grossa e a OAB Subseção de Ponta Grossa promoveram, na noite desta quarta-feira (15), uma audiência pública para discutir as diretrizes técnicas do projeto do Novo Contorno Norte. A iniciativa conjunta visou nivelar informações entre os órgãos públicos, a concessionária Motiva Paraná e a sociedade civil organizada, focando na preservação do perímetro urbano e no desenvolvimento logístico regional.A audiência, realizada na sede da OAB, reuniu o presidente do Legislativo, Julio Küller, a presidente da subseção, Mariantonieta Pailo Ferraz, o vice-prefeito Pastor Moises, além dos deputados estaduais Marcelo Rangel e Mabel Canto .O encontro também contou com a participação técnica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdepg), representantes do Exército Brasileiro, da Embrapa e de lideranças de grandes indústrias instaladas na região, como DAF, Makita e Nissin. Planejamento e MobilidadeO foco central do debate foi a busca por um traçado que cumpra efetivamente a função de contorno rodoviário, garantindo que a nova via não interfira na malha urbana municipal em crescimento. Durante o encontro, foram apresentados estudos detalhados que defendem uma diretriz técnica de aproximadamente 42,08 km. Essa alternativa busca contornar de forma tangente o perímetro urbano, evitando o seccionamento de áreas residenciais e protegendo o cinturão industrial já consolidado.A proposta defendida pelas entidades visa proteger ativos estratégicos para o município, como as adutoras da Sanepar, garantindo a segurança hídrica da cidade, e preservar as áreas de pesquisa da Embrapa e de treinamento do Exército Brasileiro. A intenção é que o contorno sirva como um eixo de desenvolvimento que funcione de forma perene, afastando o tráfego pesado das áreas de influência urbana direta e prevenindo gargalos logísticos futuros. Compromisso com o FuturoDurante o evento, foi enfatizado o compromisso institucional de Ponta Grossa em oferecer soluções técnicas que viabilizem a obra de forma segura e eficiente. A união entre a Câmara, a OAB e o setor produtivo reforça a busca por um projeto que seja compatível com a função de corredor logístico nacional, mas que também respeite o planejamento territorial local. A audiência pública consolidou uma visão unificada de governança, onde as lideranças locais reafirmam o interesse em cooperar tecnicamente para que o projeto final do Novo Contorno atenda aos interesses coletivos, preservando a qualidade de vida nos bairros e a viabilidade de expansão econômica do município pelos próximos 50 anos.
Julio Kuller crítica falta de atenção dada ao Agro nos Campos Gerais

O parlamentar cobra melhorias que ajudem o produtor rural O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL), mostrou recentemente em suas redes sociais, sua insatisfação com a situação crítica que se encontram os agricultores da região dos Campos Gerais. O parlamentar alega que a região deveria receber mais atenção do Governo do Estado. Segundo JK, os Campos Gerais geram mais de R$30 bilhões anuais através do agronegócio, valor correspondente a 15% da produção estadual no setor. Porém, devido às más condições das rodovias e da falta de acesso a créditos, o setor vem passando por dificuldades, somente a venda de máquinas agrícolas caíram quase 20% em 2026. A má situação das rodovias afeta toda a cadeia produtiva. Com a realidade crítica, os caminhões ficam parados nas estradas devido aos engarrafamentos, e isso acaba atrasando a época da colheita e acaba comprometendo a qualidade dos grãos, aumentando o custo de venda e transporte do produto. Julio cobra um posicionamento dos deputados estaduais, ponta-grossenses na ALEP, Mabel Canto e Marcelo Rangel e, busca de uma solução sobre o tema “Nossos produtores precisam de trabalho sério, infraestrutura de verdade. O agro dos Campos Gerais não pode mais esperar.”
Ponta Grossa Avança em investimento na qualificação profissional

A prefeitura de Ponta Grossa anunciou o lançamento do programa Trilhas, voltado para o crescimento de startups em Ponta Grossa. O programa é dividido em Expresso Startup, para quem está começando desde o início, e aprende todas as etapas de desenvolvimento até chegar no pitch final. O outro modelo, chamado Plataforma Startup, é destinado para quem já possui um negócio em andamento e pretende fazê-lo avançar. Neste modelo, o profissional terá acesso à incubadoras, investidores e editais, além da possibilidade de construção de um plano real de crescimento. Para quem quiser participar, deve realizar sua inscrição através do https://www.even3.com.br/trilhar-programa-de-desenvolvimento-de-startups-721837/
Ponta Grossa celebrará pela 1° vez o Dia da Criatividade

Projeto de Lei de autoria do Presidente Vereador Julio Kuller A cidade de Ponta Grossa, celebrará entre os dias 20 e 22 de abril, o Dia da Criatividade. Esta é a primeira vez que Ponta Grossa celebra o Dia da Criatividade, desde que virou lei no ano passado (Lei 15.501/25). O projeto de lei que deu origem à ela partiu do chefe do Legislativo, Julio Kuller (PL), que institui à data, com o objetivo de fomentar à criatividade. “A instituição do Dia da Criatividade não é apenas uma data, mas o reconhecimento de que a inovação é o motor do nosso desenvolvimento. Quando apresentei o projeto de lei meu objetivo era garantir que o talento e o potencial inventivo do nosso povo tivessem respaldo legal e visibilidade.” A organizadora do evento do Dia da Criatividade no município, Carol Hayashi, discursou na sessão ordinária desta quarta – feira na Câmara Municipal, e comentou sobre à importância de celebrar à data. Para ela, o reconhecimento do Dia da Criatividade é fundamental para disponibilizar formas das pessoas desenvolverem sua criatividade.“Um reconhecimento que gera um direito e não um privilégio, o Brasil é reconhecido por seu um dos países mais criativos do mundo e muitos jovens não têm acesso à criatividade básica.” O evento contará com palestras, oficinas, espaços networking, voltados à inovação e capacitação de habilidades criativas. As atividades serão realizadas no Shopping Palladium, Sebrae, Estação Hub e na Unicesumar, e são abertas a toda à população.
Julio Kuller manifesta insatisfação com proposta do ‘Novo Contorno’ em Ponta Grossa

Presidente da Câmara convocou população para audiência pública que ocorre na OAB Durante a sessão ordinária desta quarta – feira (15), o presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL), manifestou sua insatisfação com relação ao projeto apresentado pela concessionária Motiva Paraná, para a construção do Novo Contorno de Ponta Grossa, que contemplará às BRs- 376 e a BR – 376 e a PR – 151. A obra deve custar cerca de R$1 bi, produzindo grande impacto para a cidade de Ponta Grossa nos próximos anos. Devido a esta magnitude, Julio acredita que o projeto apresentado pela concessionária, não condiz com à transformação que causará à cidade “O que foi proposto para nós é uma proposta medíocre na minha opinião, que não pensa em Ponta Grossa para os próximos 20 anos.” Por essa insatisfação será realizada na noite desta quarta – feira às 19h, no Auditório da OAB, no bairro de Oficinas uma audiência pública que irá discutir qual a melhor forma de construção da obra, o evento é aberto à população. Julio prevê que o novo projeto contemplará o desenvolvimento futuro da cidade e fortalecerá o desenvolvimento do município “A proposta nova vai dar uma possibilidade de crescimento da cidade, sem que haja alteração com algum problema pelos próximos 50 anos.”
Professor Careca recebe homenagem do Mérito Legislativo

O vereador Professor Careca (PV) foi homenageado nesta segunda – feira (13), com a entrega do Mérito Legislativo, em reconhecimento de suas contribuições feitas para a cidade de Ponta Grossa, durante seu mandato de vereador. O Mérito Legislativo é uma proposta feita pelo presidente da Câmara, Julio Kuller (PL), para homenagear os ex – vereadores da cidade. Durante a homenagem, também foi realizada no plenário da Câmara, um evento alusivo à capoeira, onde foi destacado à importância deste esporte no desenvolvimento social das pessoas. Também foram entregues homenagens de Moção de Aplauso à membros desta prática esportiva JK comentou sobre o evento, e destacou à importância da capoeira no município “Apoiar a capoeira é investir no futuro da nossa gente. É valorizar os mestres que se dedicam e,mantêm projetos incríveis em Ponta Grossa.”
FEXPAR e AXPG homenageiam Julio Kuller

O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL), recebeu na manhã de hoje uma placa de homenagem, da Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR) e da Associação de Xadrez de Ponta Grossa (AXPG), como reconhecimento pelo seu incentivo à modalidade, contribuindo na valorização dos atletas e no fortalecimento das competições. Segundo as instituições, a colaboração de JK é fundamental para a promoção do xadrez como ferramenta de educação, inclusão e formação cidadã, oferecida pelo esporte, contribuindo na difusão do esporte em Ponta Grossa e no Estado. JK, agradeceu pela homenagem, e destacou a importância do xadrez no esporte do município “O xadrez vai além do esporte: é uma ferramenta de transformação. Ao estimular o raciocínio e a disciplina de nossos jovens, estamos investindo em uma geração mais preparada e estratégica para os desafios da vida.”