Reitores da UEPG recebem Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Ponta Grossa

O atual reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, o reitor eleito, Ivo Mottin Demiate, e a vice-reitora eleita, Adriana de Fátima Campagnolli, foram homenageados na tarde desta quarta-feira (06) com uma Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Ponta Grossa. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Julio Kuller (PL). A homenagem ocorreu durante Sessão Ordinária no plenário da Câmara e teve como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelos gestores à frente da instituição. Durante a sessão, Adriana Campagnolli utilizou a Tribuna Livre e destacou a atuação do reitor Miguel Sanches Neto ao longo dos últimos oito anos. Em sua fala, ressaltou o papel da universidade na formação de profissionais e no atendimento à comunidade por meio de cursos e projetos. Segundo ela, trata-se de uma atuação que “transforma a sociedade como um todo”. O reitor eleito, Ivo Mottin Demiate, também discursou na Tribuna Livre. Ele enfatizou o protagonismo conquistado pela UEPG nos últimos anos e afirmou que pretende dar continuidade ao processo de crescimento da instituição. “A proposta é tornar a UEPG uma instituição que leve o nome de Ponta Grossa cada vez mais longe, no Brasil e no exterior”, declarou. Autor da moção, o presidente da Câmara, Julio Kuller, destacou a relevância do trabalho realizado pelos homenageados e a importância da universidade para o desenvolvimento do município. Segundo ele, os impactos das ações da UEPG vão além do ambiente acadêmico, influenciando diretamente a economia, a saúde e a qualidade de vida da população. Ivo Mottin Demiate e Adriana Campagnolli foram eleitos para a reitoria da UEPG em eleição realizada em abril, com mais de 70% dos votos da comunidade universitária. A nova gestão assumirá em setembro deste ano, com mandato previsto até agosto de 2030.

Ponta Grossa recebe Congresso de Ufologia

A cidade de Ponta Grossa receberá entre os dias 01 e 03 de maio (sexta à domingo), o IV Congresso De Ufologia dos Campos Gerais, o evento ocorrerá no Centro Integrar, na UEPG Campus Uvaranas. O tema desta edição, é “Campos Gerais: Terra de Mistérios, Céus de Revelações – A Nova Era da Ufologia Brasileira”, e deve marcar um amadurecimento do setor no Brasil. O organizador do evento, Dirceu Klemba, discursou durante a sessão ordinária desta quarta – feira (29), na Tribuna Livre da Câmara Municipal, convidando os parlamentares e a população para prestigiar este evento. A entrada é gratuita, mas podem ser feitas doações espontâneas no PIX, ou doação de 5kg de arroz ou feijão, para fins beneficentes. O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL), agradeceu o convite de Klemba, e destacou à importância do evento para a região “Mais do que um encontro de pesquisadores, este evento projeta nossa região para todo o Brasil, atraindo um público qualificado Os Campos Gerais possuem uma mística e uma beleza natural únicas, e trazer esse debate para cá valorizar nossa identidade e potencializa o turismo científico.”

Câmara aprova pl do presidente Julio Kuller

Pl permite pessoas com TEA a portarem alimentos e utensílios próprios A Câmara Municipal aprovou com 17 votos, em primeira discussão nesta tarde de quarta – feira (29) o projeto de lei n° 24/2026, de autoria do chefe do legislativo, Julio Kuller (PL). O projeto autoriza que as pessoas portadoras do Transtorno de Espectro Autista (TEA), portem alimentos e utensílios próprios, nos locais públicos e privados do município. Segundo o texto a pessoa com TEA poderá frequentar lugares públicos ou privados da cidade, tais como: cinemas, teatros, clubes, hospitais, entre outros, com seu próprio alimento, sem a obrigatoriedade de adquirir a comida ofertada pelo local, portando de seus próprios utensílios necessários para realizar a refeição, como: copos, talheres e pratos. A justificativa se refere ao fato de que parte das pessoas portadoras de autismo, possuem alta seletividade alimentar, causando repertório restrito de alimentos. Dessa forma, o projeto garante que as pessoas possam frequentar diferentes lugares, sem que sua alimentação fique comprometida. Sabemos que a seletividade alimentar e a necessidade de utensílios específicos são realidades sensoriais profundas; obrigar uma criança ou um adulto autista a abrir mão disso é excluí-los do convívio social. Com esta lei, reafirmamos que o respeito às particularidades é o único caminho para uma sociedade verdadeiramente humana e acessível.”explicou Julio Kuller, ao comentar sobre à importância do projeto. Os locais que não aderirem ao PL podem sofrer sanções que vão desde advertências ou multa por reincidência. É permitido ao estabelecimento, exigir a apresentação de documento que comprove o diagnóstico de autismo juntamente com a carteira de identificação da pessoa com TEA.

Cerimônia marca abertura do Fórum Empresarial de Turismo Regional

Foi aberto na noite desta segunda – feira (27), o ‘Viva Campos Gerais – Fórum Empresarial de Turismo Regional’ na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). O evento é organizado pelo Portal de Notícias Boca no Trombone (BNT), em parceria com instituições públicas e privadas, voltadas ao desenvolvimento do turismo na região. A cerimônia de abertura contou com a participação de diversas pessoas ligadas ao tema, entre elas, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Julio Kuller (PL). Julio comentou da importância do Fórum, e de quanto o turismo contribui para o desenvolvimento dos Campos Gerais “O turismo é uma indústria poderosa. Quando atraímos visitantes, não estamos apenas enchendo hotéis. Estamos movimentando o restaurante, o pequeno produtor rural, o artesão, o motorista. É o dinheiro circulando rápido e gerando emprego direto na veia da nossa economia local.”  O fórum será realizado entre os dias 27 e 28, e tem por objetivo promover a integração entre os municípios da região, setor empresarial e instituições públicas e privadas, com a intenção de desenvolver ideias voltadas ao desenvolvimento do turismo, como fonte de economia e de novas oportunidades.

Ponta Grossa avança a qualificação profissional

A Prefeitura de Ponta Grossa divulgou recentemente a abertura do programa Jovem Cidadão. O programa tem o objetivo de ampliar o acesso dos jovens na qualificação profissional, visando facilitar sua entrada no mercado de trabalho. O programa é voltado a jovens entre 14 e 24 anos, prioritariamente os que estejam em situação de vulnerabilidade social. O programa também inclui os jovens que estão em medida protetiva e socioeducativa Os interessados devem realizar sua inscrição através do CRAS. O poder municipal também vem crescendo nos programas de assistência social. Neste ano de 2026, o programa Vale – Gás, já beneficiou quase 3 mil famílias pontagrossenses. O número já equivale a 85% do total do ano de 2025. As novas inscrições para o programa serão realizadas no mês de junho. O Vale- Gás garante a troca de recicláveis por recarga de gás de cozinha, auxiliando no orçamento das famílias e incentivando práticas que contribuem para a qualidade do meio ambiente.

Sargento Guiarone é homenageado com o Mérito Legislativo

O ex- vereador Guiarone de Paula Junior, mais conhecido como Sargento Guiarone, recebeu nesta segunda – feira (27) na Câmara Municipal a homenagem do Mérito Legislativo pelo presidente do legislativo Julio Kuller (PL), pelo sua atuação como parlamentar no município de Ponta Grossa. Guiarone foi eleito vereador em Ponta Grossa na legislatura de 2017-2020, pelo partido do PRTB. JK parabenizou o Sargento Guiarone pela homenagem e destacou o seu trabalho feito como parlamentar do legislativo  “A passagem do Sargento Guiarone pelo legislativo da nossa cidade foi marcada pela mesma disciplina, seriedade e dedicação. Ele defendeu projetos importantes, esteve sempre de portas abertas para a população e deixou um legado de muito compromisso com Ponta Grossa.”

Igreja O Brasil Para Cristo celebra 30 anos de história

A Igreja O Brasil Para Cristo, fundada em 1996,  celebrou recentemente 30 anos de história em Ponta Grossa. Para comemorar as três décadas de existência, foi realizada neste domingo (29) uma celebração especial, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL). Durante a celebração foi entregue uma homenagem uma homenagem de Moção de Aplauso, proposta por Julio, a Igreja, como homenagem de seu aniversário, e agradecimento pelos serviços prestados em Ponta Grossa, no campo religioso “Trinta anos de dedicação não se resumem apenas a erguer paredes, mas a construir famílias, restaurar vidas e ser um verdadeiro farol de esperança para a nossa comunidade. O trabalho social e espiritual que realizam vai muito além dos cultos; acolhe quem mais precisa e fortalece a nossa cidade todos os dias” destacou JK, parabenizando a igreja. A Igreja O Brasil Para Cristo, está localizada na rua Cinamomo número 160, no bairro Contorno.

Câmara no Bairros reúne grande público no bairro Contorno

Evento ocorreu em conjunto com o Campeonato Brasileiro de Motocross_ Encerrou neste domingo (26) mais uma edição do projeto ‘Câmara nos Bairros’. O evento ocorreu entre ontem e hoje e reuniu ao todo, cerca de 10 mil pessoas, no bairro Contorno. Os vereadores que estiveram presentes nesta edição foram o chefe da Casa de Leis, Julio Kuller (PL), Florenal Silva (PODEMOS), Doutor. Erick (PV), Teka dos Animais (UNIÃO), Joce Canto (PP) e Pastor Ezequiel (PODEMOS). Durante o evento os parlamentares acataram as demandas sugeridas pela população e reforçaram o compromisso com a construção de políticas públicas que tragam melhorias para o município, reforçando à importância de trazer o legislativo para próximo das pessoas. “Tivemos a presença das vilas Gralha Azul, Contorno, Atenaa, Santa Terezinha, Buenos Aires, Tapoá, a, e assim por diante. Todos estiveram interagindo com os vereadores e trazendo suas demandas, foram feitas inúmeras homenagens as pessoas que se dedicam no dia a dia.” disse Julio, ao comentar sobre a sétima edição do projeto Câmara nos Bairros. Paralelamente ao Câmara nos Bairros, também ocorreu neste final de semana no Centro de Eventos, a 2º etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross da categoria MX1. A competição é considerada a maior da modalidade da América Latina, e reuniu cerca de 400 competidores de 22 países, que disputaram a competição em 10 categorias diferentes. A próxima edição do Câmara nos Bairros, está prevista para ocorrer no dia 31 de maio (domingo), na parte da tarde. O bairro e o local onde será realizado o evento, serão definidos posteriormente.

Ponta Grossa avança na pavimentação das ruas

A prefeitura de Ponta Grossa continua trabalhando na melhoria do asfalto nas ruas da cidade. Recentemente foram anunciadas obras de asfalto em duas vilas da cidade, a Palmeirinha e o São Marcos. Na vila Palmeirinha três ruas receberão asfalto novo, são elas: Athaide Ferreira de Menezes, Noeli Maria da Silva e Luiz Abel Chila. Como a licitação foi liberada recentemente, ainda não há previsão para o início das obras. A Vila São Marcos também será contemplada com asfalto novo, ao todo serão investidos mais de R$2,6 milhões em pavimentação nas ruas Santa Catarina do Seno, Santa Terezinha e Santa Inês. Agora a obra está na fase de edital de licitação, e em breve deve iniciar as obras. 

Câmara nos Bairros realiza sessão no Núcleo Santa Terezinha

Evento será realizado no próximo domingo  A Câmara Municipal de Ponta Grossa realiza no próximo domingo (26) às 10h,  mais uma edição do projeto ‘Câmara nos Bairros’. O evento ocorrerá no Centro Agropecuário, ao lado do Centro de Eventos, no Núcleo Santa Terezinha – Contorno, entre amanhã e domingo.  O projeto tem o intuito de aproximar o poder legislativo, da população, ouvindo as demandas de seus participantes. Dessa vez, o Câmara nos Bairros iniciará pela manhã devido ao fato de neste final de semana, Ponta Grossa receber a segunda etapa do Campeonato Barsileiro de Motocross, que será realizado neste final de semana no Centro de Eventos. O presidente da Câmara e autor das sessões itinerantes nos bairros, Julio Kuller (PL), comentou sobre mais uma edição do projeto e de sua realização no período da manhã “Fizemos essa adaptação pensando justamente na logística. Assim, todo mundo consegue se organizar com calma para nos visitar, trazer suas demandas, conversar com os vereadores, sem precisar abrir mão de acompanhar a competição de motocross”. O evento é aberto a toda à população, no local serão ofertados serviços públicos gratuitos, atividades culturais e atendimento à população.