Câmara de Ponta Grossa homenageia profissionais de Recursos Humanos

Os profissionais que atuam nos departamentos de Recursos Humanos (RH) de empresas públicas e privadas de Ponta Grossa receberam, na noite desta segunda-feira (18), uma Moção de Aplauso no plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa. A homenagem marcou o reconhecimento ao Dia Internacional do Profissional de RH, celebrado em 20 de maio. A iniciativa foi proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Julio Kuller (PL). Durante seu discurso, Julio destacou a importância estratégica dos profissionais de Recursos Humanos dentro das organizações e valorizou o trabalho desempenhado pela categoria na gestão de pessoas. “O RH há muito tempo deixou de ser apenas um setor administrativo. Hoje, os profissionais são responsáveis por conectar talentos, construir oportunidades e desenvolver lideranças. São profissionais que acolhem, resolvem conflitos, promovem inclusão e ajudam a transformar o ambiente de trabalho em espaços mais humanos, produtivos e respeitosos”, afirmou Julio. A secretária municipal de Recursos Humanos, Marilei de Fátima Ferreira Gonçalves, também participou da solenidade e ressaltou o papel desempenhado pelos profissionais de RH no contato diário com os colaboradores. “O sentimento de empatia precisa estar presente no coração de vocês. Nós ouvimos mais do que falamos e, quando ouvimos, nosso coração precisa estar sensível para compreender as limitações e necessidades de cada profissional que chega até nós”, declarou. Ao todo, 63 profissionais de Recursos Humanos, representantes de 14 instituições e empresas dos setores público e privado, foram homenageados durante a cerimônia.
Vereadores ouvem demandas dos moradores de Guaragi

Moradores do Distrito de Guaragi, em Ponta Grossa, tiveram um domingo (17) diferente. Foi dia de debater políticas públicas para a comunidade por meio do projeto Câmara na Roça. O presidente do Legislativo Municipal, vereador Julio Kuller (PL), e mais três parlamentares – Teka dos Animais, Léo Farmacêutico e Ricardo Zampieri – participaram de uma sessão especial no Ginásio de Esportes Deputado Edmar Luiz Costa. Eles aprovaram indicações à Prefeitura para melhorias na região e também moções de aplauso a moradores. “Esse é o intuito do projeto. Trazer a Câmara para mais perto dos moradores, compreender o que eles passam no dia a dia. Hoje soubemos da dificuldade que os estudantes têm em relação ao transporte para fazer faculdade”, disse Julio. Segundo ele, esta e as demais demandas serão levadas ao Executivo para que sejam discutidas soluções. O empresário Zé do Agro, que tem uma loja de materiais de construção no distrito, elogiou o projeto. “Nunca ninguém pensou nisso e agora estão trazendo os vereadores para perto de nós”, afirmou.Serviços públicos O Câmara na Roça também levou serviços da Prefeitura ao Guaragi – comunidade que tem cerca de 3,5 mil moradores – no último domingo. Entre as ações, inscrições para vagas de emprego e cursos de qualificação; aplicação de doses através do Ônibus da Vacina; atendimento de saúde; distribuição de mudas de árvores nativas e hortaliças e jogos para as crianças. Próximas edições Esta foi a segunda edição do Câmara na Roça, projeto idealizado por Julio Kuller. A primeira sessão aconteceu em Itaiacoca e as próximas serão agendadas no Distrito de Uvaia e localidade de Periquitos.
Câmara de PG aprova projeto que cria Plano de Saúde Escolar

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão nesta segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 440/2025, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Julio Kuller (PL). A proposta institui nas escolas municipais o “Plano de Saúde Escolar: cuidado e prevenção”, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos estudantes. Segundo o texto, o plano deverá ser desenvolvido por meio da integração entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde. Entre as metas previstas estão o aumento da cobertura vacinal em 15% no prazo de um ano, a redução da taxa de ausência escolar – incluindo chegadas atrasadas e saídas antecipadas – em 20% no período de seis meses e a diminuição da incidência de doenças crônicas em até dois anos. Kuller destaca que o ambiente escolar é propício para a implementação de ações voltadas ao bem-estar dos alunos, além da prevenção de doenças que possam comprometer o desempenho escolar. “Cuidar da educação vai muito além dos livros. Significa olhar para o estudante como um todo. Afinal, uma criança com dor de dente não consegue se concentrar, e um aluno com dificuldade para enxergar o quadro acaba ficando para trás. Investir na saúde das nossas crianças dentro do ambiente escolar é garantir que elas tenham igualdade de oportunidades para crescer, aprender e vencer na vida”, afirmou o autor da proposta. Para a implementação do projeto nas escolas, está prevista a contratação de enfermeiros para atuação nas unidades de ensino, a elaboração de um Plano de Saúde Escolar com diagnóstico e medidas de prevenção de doenças, além da realização de atividades educativas, como palestras, campanhas e exames preventivos.
Enfermeiros dos hospitais universitários são homenageados pela Câmara de PG

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Kuller (PL), participou, na manhã desta segunda-feira (18), de uma solenidade em homenagem aos profissionais de enfermagem do Hospital Universitário (HU-UEPG) e do Hospital Universitário Materno-Infantil (HUMAI). Ao todo, 24 profissionais receberam moções de aplauso concedidas pelo Legislativo Municipal. A visita foi acompanhada pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; pelo vice-reitor, Ivo Demiate; e pela diretora-geral do HU-UEPG, Fabiana Mansani. A cerimônia foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, e também marcou a abertura da “Semana da Enfermagem: cuidando de quem cuida”, promovida pela instituição. Durante a solenidade, Julio Kuller destacou que as homenagens representam um reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da área. Ao mostrar uma das moções entregues, afirmou:“É só um papel. Mas, antes de entregá-lo para a Lígia [uma das homenageadas], eu fiz um documento, ele foi lido em sessão, depois avaliado e votado pelos vereadores. Isso fica no acervo da Câmara. Parece só um papel, mas existe uma história bonita por trás, de um trabalho bonito que todos vocês fazem em prol dos ponta-grossenses.” O presidente da Câmara também relembrou uma experiência pessoal recente, afirmando que seu filho foi “muito bem atendido” no Hospital Regional. O reitor Miguel Sanches Neto ressaltou a qualidade dos hospitais universitários de Ponta Grossa e destacou a essencialidade dos serviços prestados pelos profissionais da enfermagem. O vice-reitor Ivo Demiate também enfatizou a relevância da categoria para o funcionamento das instituições de saúde. Segundo a diretora-geral do HU-UEPG, Fabiana Mansani, cerca de um terço da força de trabalho dos hospitais é formada por profissionais da enfermagem. “É uma homenagem mais que merecida”, afirmou. Confira a lista de profissionais homenageados:HUMAI:
Julio Kuller recebe homenagem do Hospital Bom Jesus

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), recebeu nesta semana uma homenagem do Hospital do Coração Bom Jesus, o certificado “Amigo de Coração”. O certificado “Amigo de Coração” foi entregue pela diretora-geral do hospital, Alba Muniz. Em seu discurso, ela agradeceu ao presidente do Legislativo pelo suporte dado ao Bom Jesus. “A gente precisa reconhecer aquelas pessoas que nos ajudam. A gente tem nossos amigos do coração, e que você (Julio) é o nosso amigo do coração”, declarou. Julio agradeceu a homenagem dada pelo hospital e disse que continuará ajudando a instituição em suas necessidades. “Este reconhecimento renova meu compromisso de continuar trabalhando para garantir que esta instituição tenha sempre o apoio necessário para salvar vidas e oferecer um atendimento digno à nossa população”, afirmou.
Enfermeiros do Hospital Bom Jesus são homenageados com a Moção de Aplauso

Na manhã da última terça – feira (12) os profissionais de enfermagem do Hospital do Coração Bom Jesus, receberam uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal, proposta pelo presidente do legislativo, Julio Kuller (PL), como reconhecimento do trabalho e dedicação destes profissionais. A homenagem se tornou mais especial, por ser justamente no Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no dia 12 de maio. Julio Kuller realizou a entrega das homenagens e falou sobre à importância de celebrar a data, e valorizar a profissão.“Eles unem a excelência técnica com o dom de cuidar do próximo. Valorizar a enfermagem é reconhecer diariamente a dedicação incansável de quem entrega a própria vida para cuidar das nossas famílias, e entender que eles merecem todo o nosso respeito e apoio”, destacou Julio.Ao todo foram entregues 9 Moções de Aplausos, as pessoas que foram homenageadas foram Lista de homenageados: Alba Lucia de Menezes Sá Ingrid Mary Miara da Luz Rubens Barbosa Jorgina Duarte Leidiany Carvalho Danielly Danza Luciane Breus
Unicesumar receberá próxima Sessão Especial da Câmara de PG

O presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), esteve na Unicesumar, nesta semana, para acertar os detalhes da próxima Sessão Especial. Ele foi recebido pelo diretor da instituição, Rodrigo Jesus Paolozzi, e pelo líder comunitário Gian Carlo Hirano. A reunião dos vereadores fora do Legislativo – que já aconteceu em outros estabelecimentos como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e Cescage – está agendada para o dia 2 de junho, às 19 horas. Na Sessão Especial são realizadas votações, nos mesmos moldes dos encontros realizados nas sessões ordinárias, porém, a comunidade pode apresentar ideias. No caso da Unicesumar, por exemplo, alunos, professores e funcionários poderão sugerir propostas para eventuais projetos de lei. Além disso, no encontro também são realizadas homenagens às pessoas de destaque da instituição.
Câmara aprova dispensa de uniforme escolar para autistas

Durante a sessão desta quarta- feira (13) na Câmara Municipal de Ponta Grossa, foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei n° 9/26, do presidente do legislativo, Julio Kuller (PL). O projeto prevê que alunos que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades não são obrigados a utilizar o uniforme escolar na rede municipal de ensino. Segundo o texto, o direito ao não uso de uniforme será concedido através da apresentação de laudo médico ou relatório pedagógico fundamentado, realizado pela equipe técnica da unidade escolar. A vestimenta utilizada no lugar do uniforme deve ser compatível ao ambiente escolar. Para Julio, o projeto de lei é importante por valorizar a inclusão, respeitando as particularidades de cada aluno no ambiente escolar. “Com esse projeto, as famílias terão a liberdade de vestir seus filhos com roupas que não causem sofrimento. O foco da escola tem que ser o acolhimento e o desenvolvimento de cada criança, respeitando as suas particularidades”, afirma Julio. Quem são os neurodivergentes? Estudantes neurodivergentes são aqueles que possuem hipersensibilidades sensoriais, dificultando desta forma a adaptação a determinados tecidos ou vestimentas, causando desconforto e crises comportamentais. Ainda segundo o texto, a proposta não extingue o uso do uniforme escolar, mas apenas estabelece exceções razoáveis e fundamentadas.
Câmara aprova projeto que torna Edson Vasconcelos Cidadão Honorário de Ponta Grossa

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, na tarde desta quarta-feira (13), o Projeto de Lei 142/26, de autoria do presidente do Legislativo, Julio Kuller (PL). O projeto concede o Título de Cidadão Honorário do município ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson José de Vasconcelos. Edson Vasconcelos é natural de Cascavel e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em sua trajetória profissional, já atuou no associativismo empresarial de diversas instituições, como a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) e o Sindicato das Indústrias de Produtos de Artefatos de Cimento do Paraná (Sindicaf-PR). Desde outubro de 2023, Edson Vasconcelos preside a FIEP para um mandato de quatro anos. Até o momento, sua gestão tem sido marcada pela aproximação da entidade com as indústrias do estado, impulsionando o desenvolvimento econômico e fortalecendo o setor. Julio Kuller, autor da homenagem, justificou a concessão do título de Cidadão Benemérito pelo trabalho realizado por Edson à frente da FIEP, contribuindo para o fortalecimento da indústria paranaense. “É reconhecer um líder que elevou o nome de Ponta Grossa ao topo do setor produtivo paranaense. Como presidente da FIEP, ele não apenas representa nossa força industrial, mas traduz sua visão empreendedora em desenvolvimento real e oportunidades para nossa gente.”
Profissionais da Enfermagem recebem homenagem da Câmara Municipal

Na manhã desta segunda-feira (11), profissionais de enfermagem da Santa Casa de Ponta Grossa foram homenageados pela Câmara Municipal com a entrega de uma Moção de Aplauso. A honraria é um reconhecimento ao trabalho realizado pela categoria em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio. O presidente da Câmara, Julio Kuller (PL), realizou a entrega e destacou a importância da profissão: “Esta homenagem reconhece pessoas que dedicaram grande parte de suas vidas ao cuidado com o próximo, acompanhando gerações de pacientes, colegas e famílias com compromisso, responsabilidade e carinho.” O provedor da Santa Casa, Juarez Antonio de Carvalho, também expressou sua gratidão durante a cerimônia: “Deixo um agradecimento público, pois são vocês que conduzem o hospital e cuidam dos pacientes. Obrigado por tudo o que fazem.” Ao todo, 23 profissionais foram agraciados, incluindo representantes das equipes de enfermagem e enfermeiros com mais de uma década de atuação na instituição. Lista de Homenageados Adriana Rosso Alicieli Telles Andrey Luiz Marcowicz Beatriz Marina Rufino Carla Simone Conhouski Cecilia Kava Barszcz Clotilde Aparecida dos Santos Erika Cristina Chem Nunes dos Santos Gabriela Barbieri Freitas Giselle Aparecida Kuiava Iria Eleani Schonwald Eichlt Isabel Maneira Jusmara Bigolin Loriani de Fatima Moreira da Silva Lucieli Maneira Márcia Regina Cardoso dos Santos Maria da Aparecida de Lima Maria Guadalupe Haymussi Natasha Waleska Kotacho Priscila Aparecida Woiciechowski Rosa Sandra Mara Carneiro Silvana Wichert Simone Marinho do Prado Tania Terezinha Matos Leão Beatriz Marina Rufino Natasha Waleska Kotacho Alicieli Telles Silvana Wichert Clotilde Aparecida dos Santos Andrey Luiz Marcowicz Isabel Maneira Sandra Mara Carneiro Giselle Aparecida Kuiava Gabriela Barbieri Freitas Jusmara Bigolin Lucieli Maneira Maria da Aparecida de Lima Priscila Aparecida Woiciechowski Rosa Simone Marinho do Prado Iria Eleani Schonwald Eichlt Maria Guadalupe Haymussi Erika Cristina Chem Nunes dos Santos Cecilia Kava Barszcz Loriani de Fatima Moreira da Silva Tânia Terezinha Matos Leão Adriana Rosso Carla Simone Conhouski