Profissionais de saúde do Centro Hospitalar São Camilo recebem homenagem da Câmara de Ponta Grossa

Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar São Camilo foram homenageados nesta semana com Moções de Aplauso, concedidas pelo pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL). O reconhecimento se refere ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no dia 12 deste mês. Durante a entrega Julio destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais em prol da saúde no município. “A saúde do nosso município não sobrevive sem a força da enfermagem. Vocês são a nossa linha de frente, o coração do sistema e o elo essencial que garante um atendimento humano e eficiente a cada cidadão”, finalizou o vereador. Ao todo foram homenageados cinco profissionais, responsáveis pelo setor da enfermaria geral, sendo eles: Adriana Ribeiro Simão, Enise Teixeira, Cassiele Juncos, Massuerda Pereira e Aline Mendes da Luz.
Julio Kuller discute melhorias para a saúde com a Associação Médica de PG

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Kuller (PL), esteve, na manhã desta sexta-feira (29), na Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG). O parlamentar foi recebido pelo presidente da entidade, Mário Rodrigues Montemór Netto, e pelo secretário da instituição, Francisco Barros Neto. Kuller apresentou à AMPG os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo Legislativo ponta-grossense, como o Câmara não-secreta – voltado aos estudantes adolescentes -; Câmara nos Bairros e Câmara na Roça, e colocou a Casa à disposição da entidade. “ Nosso Legislativo está sempre aberto à participação popular e a receber ideias com o propósito de melhorar nossa cidade”, declarou o presidente. Kuller destacou o trabalho realizado pela AMPG para o fortalecimento da classe médica e disse que a saúde é uma área essencial, que necessita de atenção. “Ponta Grossa precisa ser referência para a saúde dos Campos Gerais”, afirmou Montemór.
Julio Kuller debate fortalecimento da Efapi com Sociedade Rural

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), recebeu nesta quarta-feira (27), em seu gabinete, representantes da Sociedade Rural dos Campos Gerais para discutir a 44ª Exposição Feira Agropecuária Industrial (Efapi), que será realizada entre os dias 16 e 20 de setembro deste ano. Entre os assuntos debatidos no encontro, foi solicitada a inclusão de regras relativas aos rodeios realizados em feiras e exposições, que passariam a ser reconhecidos como práticas esportivas. O objetivo é dar visibilidade e segurança jurídica às diversas atividades realizadas durante as apresentações, como provas de laço, montaria e três tambores, entre outras. Outro tema abordado diz respeito à regulamentação da Efapi, para que sejam previstos recursos orçamentários anuais do município destinados à realização do evento. O presidente Julio acatou as demandas e destacou a importância da feira para os Campos Gerais. “A Efapi é um motor que movimenta a economia e reafirma a identidade de toda a região dos Campos Gerais. Com um marco legal sólido, trazemos a segurança necessária para atrair novos investimentos, valorizar o nosso produtor rural e consolidar o protagonismo de Ponta Grossa em todo o Paraná”, destacou o vereador. Também estiveram presentes na reunião o secretário de Agricultura e Abastecimento de Ponta Grossa, Izaltino Cordeiro dos Santos, e os diretores da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Felipe Podolan e Afonso Waigther. Ao final do encontro, Julio Kuller afirmou que em setembro será realizada uma edição do programa “Câmara na Roça”, durante os dias da Efapi. A sessão itinerante já ocorreu nos distritos de Itaiacoca e Guaragi.
Rumo quer expulsar moradores de vilas de PG

Moradores das regiões da Chapada e da Boa Vista, em Ponta Grossa, estão sendo surpreendidos por notificações da concessionária de linha férrea Rumo. Nos documentos já entregues às mais de 100 famílias, a empresa diz que as casas estão construídas sob faixa de domínio da malha ferroviária e, por isso, elas terão de deixar os locais. Preocupados, moradores procuraram, na tarde desta quarta-feira (27), o presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Kuller (PL), para apresentar o problema.“A Rumo mandou notificações para eles saírem de casa, sem aviso nenhum. Tem gente morando há 50 anos, cuidando do terreno, limpando”, disse Kuller. Sirlei de Oliveira Ramos mora às margens da linha férrea, na Vila Real, há três décadas e detalhou a situação ao presidente da Casa. “Ele [funcionário da Rumo] entrou no terreno, mediu, entrou na casa, mediu e disse que metade da casa é da Rumo. Mas e a família vai ficar onde?”, questionou. O líder comunitário Everaldo de Andrade disse que as famílias “estão desesperadas”, sem saber o que fazer. “Se for para saírem de suas casas, para algum lugar vão ter que ir”, observou. Kuller garantiu que irá buscar uma solução para a situação propondo diálogo entre a concessionária, o governo federal e a Prefeitura. “Isso é inadmissível. Não vamos sossegar enquanto não tiver uma resposta da Rumo dizendo para onde essas famílias irão. Não entendo que a empresa tenha legitimidade para fazer as famílias saírem; isso é com a União”, destacou. “Vamos defender as pessoas que moram no Borato, Vila Real, Dalabona e outras vilas afetadas para que não sejam prejudicadas de forma alguma”, finalizou o vereador.
Câmara nos Bairros completa um ano com mais de 300 proposições

O programa Câmara nos Bairros completa nesta segunda-feira (25) seu primeiro ano de atividades. A primeira sessão legislativa ocorreu no Núcleo Santa Maria, consolidando uma proposta de aproximação entre o Legislativo e as comunidades de Ponta Grossa. De lá para cá, as sessões itinerantes já passaram pelo Jardim Paraíso, Santa Paula, Nossa Senhora das Graças, Jardim Carvalho e Núcleo Rio Verde. Idealizado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Kuller (PL), o projeto promove participação popular, prestação de serviços, homenagens comunitárias e a apresentação de demandas diretamente nos bairros. Ao longo das edições realizadas entre 2025 e 2026, foram apresentadas mais de 300 matérias legislativas, entre indicações ao Executivo e moções aprovadas pelos vereadores. Cerca de 1,8 mil moradores participaram do projeto até o momento. Descentralização e aproximação As sessões ocorrem em escolas, ginásios, centros comunitários e outros espaços públicos, reunindo moradores, lideranças locais, representantes de entidades e autoridades municipais. Além dos trabalhos legislativos, o programa também oferece serviços gratuitos à população, como atendimentos da Fundação Municipal de Saúde, Agência do Trabalhador, assistência social, orientações da Praça de Atendimento, ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e atividades recreativas e culturais. Entre os principais objetivos do Câmara nos Bairros estão o fortalecimento da transparência, o incentivo à participação cidadã e a descentralização das ações do Legislativo. A iniciativa também permite que os vereadores acompanhem de perto as necessidades específicas de cada região da cidade, transformando reivindicações comunitárias em indicações formais encaminhadas ao Executivo Municipal. Diálogo entre população e poder público Julio Kuller destaca que o programa foi criado com o propósito de tornar o Legislativo mais acessível à população. “A proposta é fazer com que a Câmara esteja presente nas comunidades, ouvindo as demandas diretamente dos moradores e aproximando o cidadão das decisões públicas”, explica. O parlamentar também ressalta que o programa fortalece a democracia participativa e amplia o diálogo entre o poder público e a população. Próxima sessão A próxima edição do Câmara nos Bairros será realizada no bairro Oficinas, no próximo domingo, dia 31 de maio.
Julio Kuller destaca potencial industrial da região em evento da Fiep

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Kuller (PL), esteve em Irati, nesta quinta-feira (21), participando do Dia Nacional da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O evento foi realizado no Italiano Centro de Eventos e reuniu empresários, lideranças políticas e representantes do setor produtivo dos Campos Gerais. Com o tema ‘Reconhecer a história é inspirar o futuro’, a solenidade buscou valorizar empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria e para o desenvolvimento econômico e social da região. Durante o evento, Kuller, que também preside a Associação de Câmaras do Sul (ASCAMSUL), destacou o avanço industrial vivido por Ponta Grossa e defendeu o potencial de crescimento de Irati e da região Centro-Sul do estado. “Ponta Grossa vive um dos melhores momentos de sua industrialização, com a chegada de novos investimentos, expansão de empresas e fortalecimento da geração de empregos. A cidade se tornou referência no Paraná pela capacidade de atrair indústrias, desenvolver logística e criar oportunidades para milhares de famílias”, afirmou. Kuller também ressaltou a importância da representatividade política para impulsionar o desenvolvimento regional. “Eu acredito que Irati e toda a nossa região também têm um enorme potencial para seguir esse mesmo caminho. Temos um povo empreendedor, trabalhador e determinado, que nunca teve medo de lutar pelo crescimento da nossa terra. Com bons representantes na política, pessoas comprometidas de verdade com o desenvolvimento regional e capazes de defender os interesses da população, nossa região pode se transformar em um novo polo de desenvolvimento para o Paraná”, declarou. O presidente da ASCAMSUL ainda enfatizou os diferenciais estratégicos da região. “Temos localização estratégica, força no agronegócio, comércio forte e, acima de tudo, pessoas que acreditam no trabalho. Quando a população escolhe os representantes certos, abre-se o caminho para mais investimentos, geração de empregos, infraestrutura e oportunidades para os jovens permanecerem aqui e construírem seu futuro”, disse. Homenageados em Irati Em Irati, receberam a Medalha do Mérito Industrial os empresários Enezito Ruppel, da Panificadora São Tiago; e Marcelo Vosnika, da S/A Moageira e Agrícola (Moageira Irati). Já o título de Benemérito da Indústria foi concedido, in memoriam, a Bernardo Rebesco, da Madeireira Bernardo Rebesco. “São pessoas que geram inspiração e exemplo para nossa indústria”, destacou o presidente interino da Fiep, Virgílio Moreira Filho.
Projeto de Julio Kuller vira lei e reforça inclusão de autistas em PG

A prefeita Elizabeth Schmidt sancionou a Lei nº 15.882/2026, que garante às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito de ingressar e permanecer em locais públicos e privados de Ponta Grossa portando alimentos para consumo próprio e utensílios pessoais destinados à alimentação. A proposta é de autoria do vereador Julio Kuller (PL) e foi aprovada pela Câmara Municipal no início deste mês. A nova legislação busca assegurar mais inclusão, acessibilidade e respeito às necessidades específicas das pessoas com TEA, especialmente em relação à seletividade alimentar, condição comum entre autistas. A medida permite que o cidadão autista possa levar seus próprios alimentos e utensílios básicos, como copos, pratos, talheres e recipientes específicos, sem sofrer impedimentos em estabelecimentos públicos ou privados. A lei se aplica a diversos espaços, entre eles clubes, cinemas, teatros, casas de espetáculo, escolas, hospitais, clínicas, restaurantes e centros comerciais. Segundo o texto sancionado, a recusa injustificada ao cumprimento da norma poderá gerar advertência e multas administrativas. O projeto também prevê que os valores arrecadados com as penalidades possam ser destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou outro fundo correlato existente no município. Para a aplicação da lei, poderá ser exigida a apresentação de documento que comprove o diagnóstico de TEA, incluindo a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, conforme previsto na legislação. De acordo com o vereador Julio Kuller, a iniciativa representa um avanço importante na garantia de direitos e na promoção da inclusão das pessoas autistas em todos os espaços da cidade. A nova lei já está em vigor.
Projeto de Julio Kuller que prevê totens de hidratação gratuita é aprovado na Câmara

Durante a sessão realizada nesta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 52/2026, que prevê a instalação de totens em parques e praças públicas do município. A proposta é de autoria do presidente do Legislativo, Julio Kuller (PL), e pretende oferecer mais conforto e bem-estar à população nesses espaços. Segundo o projeto, os totens devem oferecer água potável gratuita em três modalidades (natural, gelada e quente), além de bebedouros adaptados para animais de estimação, sistema de ventilação e sinalização clara sobre o uso correto do equipamento. O autor da proposta, Julio Kuller, destacou a importância da medida ao comentar que ela contribui para uma maior frequência da população nos espaços de lazer da cidade. “É bom ver as nossas praças e parques cheios, mas para a população aproveitar esses espaços a gente precisa oferecer estrutura. Estamos falando de um benefício gratuito e acessível para quem caminha, pratica esportes ou leva as crianças para brincar”, afirmou o chefe do Legislativo. A implementação dos totens deve ocorrer de forma gradativa ou como projeto-piloto em locais de maior movimentação da cidade, como os parques: Ambiental, Linear e Monteiro Lobato, além do Lago de Olarias.
Câmara Jovem mobiliza 24 escolas e mais de 5 mil eleitores em PG

As urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a eleição dos alunos dos projetos Câmara Jovem e Eleitor do Futuro foram entregues na manhã desta quarta-feira (20) às 24 escolas participantes. A eleição dos 19 novos vereadores jovens será realizada nesta quinta-feira (21), em Ponta Grossa, com horários variados entre os colégios (veja lista abaixo). Mais de cinco mil adolescentes estão aptos a votar. O processo eleitoral definiu representantes de cada colégio para participarem da votação e, posteriormente, integrarem os programas desenvolvidos pela Câmara Municipal e pela Vara da Infância e Juventude. Como o número de instituições de ensino participantes é superior ao número de vagas disponíveis, algumas escolas com menor quantidade de eleitores foram agrupadas para eleger um representante em conjunto. Neste ano, a parceria traz novidades. Foi ampliada a faixa etária dos estudantes participantes, que agora têm entre 13 e 15 anos e estão matriculados entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 2º ano do Ensino Médio.O projeto Câmara Jovem e Eleitor do Futuro é realizado em Ponta Grossa desde 2023. O presidente do Legislativo Municipal, vereador Julio Kuller (PL), destaca o compromisso da instituição com a democracia e a parceria com a Justiça, por meio da juíza Noeli Reback, da Vara da Infância e Juventude. “É um projeto de grande importância para aproximar os adolescentes da política, ajudando-os a compreender o papel dos vereadores e como funciona a elaboração das leis”, afirma Kuller. Como funciona? Os vereadores jovens receberão orientações mensais dos gabinetes e de seus respectivos assessores, conforme cronograma estabelecido pelo programa. Além disso, poderão contar com o acompanhamento de um funcionário da escola em que estudam, auxiliando nas atividades pedagógicas relacionadas ao projeto. A escolha dos gabinetes será realizada por sorteio. Em caso de ausência sem justificativa em uma sessão do Câmara Jovem, o vereador jovem poderá perder o mandato, permitindo a posse do suplente. O participante que perder o mandato por faltas injustificadas ou por indisciplina ficará impedido de receber eventual premiação ao final do programa. Veja as escolas participantes e o horário de votação
Neto da Multiloja destaca parceria com Julio Kuller

O empresário Neto Santos – o Neto da Multiloja – visitou o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Kuller (PL), na manhã desta quarta-feira (20). Pré-candidato a deputado federal pelo partido Novo, ele destacou a liderança do parlamentar ponta-grossense e disse que juntos podem realizar parcerias em prol da população. “O Julio luta pela população há muito tempo e faz muito por Ponta Grossa”, afirmou. Entre as ações discutidas estão projetos sociais e esportivos para pessoas em situação de vulnerabilidade e qualificação de mão de obra visando o mercado de trabalho. “Estou em Ponta Grossa há mais de 30 anos com a minha empresa e sei da necessidade dessa formação”, disse Neto. Também estão na pauta de projetos do pré-candidato ações para a classe empresarial como facilitação de crédito. O presidente da Câmara e pré-candidato a deputado estadual ressaltou a visão empresarial de Neto Santos. “É um potencial novo na política, com muita experiência em gestão”, observou Julio Kuller. Também participaram do encontro Everaldo Andrade e Emerson Dalzoto, duas lideranças comunitárias da região da Chapada.