Câmara Municipal homenageia profissionais da enfermagem de Ponta Grossa

Os profissionais de enfermagem que atuam na área da saúde em Ponta Grossa, foram homenageados na última segunda – feira (08 ) com Moções de Aplauso, em reconhecimento de seu trabalho em prol da saúde no município. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL). Ao todo, 49 profissionais foram homenageados das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Hospital São Camilo. A entrega das homenagens aconteceu no plenário da Câmara Municipal. Kuller destacou à importância dos servidores da saúde na cidade “Eles estão lá no momento de maior vulnerabilidade do cidadão e fazem toda a diferença na recuperação de um paciente. Nossa rede de saúde municipal só é eficiente porque conta com profissionais que não abrem mão da excelência e do acolhimento”, destacou o vereador. Os profissionais homenageados foram: UPA Santa PaulaAndreia Aparecida CardosoAndressa Maria DomareskiCarlos Eduardo Ferreira RosaCharles HnatiukEduarda KohakoskiEstel de Fátima MayerFranciele PereiraJhenes Kerlem de OliveiraJuliana da Silva MachadoMaria Lila Ribeiro da SilvaMirian DietrichPaula Ariely Cordeiro da SilvaPaulo Sérgio Ribas Marques JardimPriscila da Silva DechandtRoseane Aparecida FomenkoSiulane de Jesus SukoskiVania Taize MikaVitória Camila de Arruda PereiraVivian Aparecida MartinsWillian RodriguesHeloisa Aparecida MachadoLeandro Moreira Gomes UPA SantanaAline DombrovskiAslayne Serenato FerreiraCaroline de Oliveira PedrosoElisandra Teixeira BrittesFlavia Pacheco Pinto SilvaJennifer Santiago dos SantosLorion Dias de SouzaPriscila Aparecida da CruzRichard Anderson de OliveiraThais Aparecida da Silva UPA UvaranasAdriana de França FerreiraAriel Fernando RodriguesFernanda RafagninJessica Aparecida ValgasKarina Beatriz KlososkiKaysa Lopes RosaLeandro Xavier de AlmeidaSandra Aparecida Inocencio SpinardiEvelise Cristina Mendes Batista Hospital São CamiloJuliano HilgembergCamila Ferreira da SilvaGabriel ReineckePriscila TalignaniItamar Maichszak LemesJonas CamargoGisele Seich Ramos GaudêncioAndreia Antunes
Kuller cobra deputados pelo Lago de Olarias e destina R$ 200 mil para obras

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), usou a tribuna na sessão desta segunda-feira (8) para cobrar mais empenho dos deputados estaduais em relação ao Lago de Olarias. Segundo ele, parlamentares ligados à base governista usam as redes sociais para criticar as obras de desassoreamento do local que estão sendo realizadas pela Prefeitura, mas não contribuem com a busca de recursos que poderiam acelerar os trabalhos. Em contrapartida, Kuller anunciou a destinação de R$ 200 mil de sua emenda impositiva para auxiliar nas obras de recuperação do Lago. O recurso será utilizado para apoiar os trabalhos de desassoreamento e recuperação da estrutura, considerada fundamental para a prevenção de alagamentos, preservação ambiental e valorização de um dos principais espaços públicos do município. Ao anunciar a destinação dos recursos, Kuller defendeu que o momento exige responsabilidade e união de esforços por parte dos representantes públicos. “O deputado, que foi inclusive secretário inovador, não trouxe nada para Ponta Grossa, sendo que numa simples conversa com o [governador] Ratinho traria mais dinheiro para concluir a obra mais rapidamente”, afirmou o vereador. Planejamento mal feito O presidente lembrou que o local foi projetado na década de 1990 e previa a construção de cinco lagos. Porém, foi iniciado da maneira contrária, ou seja, de baixo para cima, o que hoje traz sérios problemas, entre eles, o depósito de sedimentos que será recorrente. “Não foi feito planejamento de uso e ocupação do solo, nem desapropriações no entorno”, disse, acrescentando que se tratou de uma obra eleitoreira da gestão Marcelo Rangel, atualmente deputado estadual. Assim como Rangel, outros políticos da cidade têm se aproveitado do cenário de seca de um dos principais cartões-postais de Ponta Grossa para gravar vídeos críticos, mas sem apresentar soluções. “Quais as medidas tomadas além dos likes, da exposição? Será que estão falando que quanto pior, melhor?”, falou Kuller. “Esperamos menos lacração e mais resultado”, concluiu.
Julio Kuller comemora primeiro ano da UPA Uvaranas

Nesta terça-feira (3), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas, em Ponta Grossa, comemorou seu primeiro aniversário. Para marcar a data, foi realizada uma solenidade pela manhã, com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt (PL), do vice-prefeito Pastor Moisés Faria (MDB), do presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Kuller, da diretora-executiva das UPAs, Clemência Moreira de Souza, da diretora regional do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), organização responsável pela gestão das três unidades do município, Lilian Kaiber Buse, além de colaboradores, pacientes e representantes do poder público municipal. Durante o evento, Kuller destacou que, em 12 meses, a UPA Uvaranas realizou cerca de 85 mil atendimentos, contribuindo para desafogar as demais unidades da cidade. Segundo ele, após a inauguração da unidade, a demanda caiu 23% na UPA Santana e 8% na UPA Santa Paula. “É um motivo de alegria saber que a prefeita está cumprindo seu papel e investindo o dinheiro público onde realmente precisamos, que é na saúde”, afirmou o vereador, ressaltando também sua função fiscalizadora no Legislativo. Aproveitando a cerimônia, Julio Kuller entregou uma Moção de Aplauso à equipe da UPA Uvaranas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo do primeiro ano de funcionamento. O presidente da Câmara também relembrou os desafios enfrentados antes da abertura da unidade. “Lembro que o Conselho Municipal de Saúde não queria que a UPA Uvaranas existisse. Fomos questionados porque defendíamos a abertura da unidade”, recordou. Ele destacou ainda que a maior parte dos recursos utilizados na construção do prédio foi proveniente da Prefeitura. Durante a solenidade, a prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou a importância da unidade para a população. “Saúde não é favor, é um direito das pessoas. Imaginem o caos que estaríamos vivendo sem a UPA Uvaranas”, afirmou. Segundo ela, somente a região de Uvaranas concentra cerca de 100 mil moradores. Já a diretora regional do INDSH, Lilian Kaiber Buse, agradeceu aos profissionais que atuam na unidade. “Enfrentamos muitos desafios ao longo deste período. Por isso, deixo meu agradecimento aos colaboradores, que atuam com compromisso, dedicação e resiliência”, declarou.
Projeto Câmara nos Bairros leva sessão itinerante e serviços à população de Oficinas

Ocorreu na tarde do último domingo (31), na Praça Simón Bolívar, localizada no bairro de Oficinas, mais uma edição do projeto Câmara nos Bairros. A iniciativa é idealizada pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), e tem como objetivo aproximar o Poder Legislativo da população, levando sessões itinerantes para diversos bairros da cidade. Durante o evento, foram realizadas homenagens a instituições e moradores da região, com a entrega de Moções de Aplauso. Além das homenagens, também foram prestados serviços de atendimento à população. Uma das demandas apresentadas pelos moradores da região foi a melhoria da estrutura do Parque Linear, com a construção de banheiros e a instalação de pontos de iluminação. O presidente da Câmara, Julio Kuller, agradeceu a participação popular e destacou a importância do projeto para a comunidade. “Essa é a essência do Câmara nos Bairros: aproximar o Legislativo da população, para que as pessoas compreendam como funciona uma sessão legislativa e também tenham a oportunidade de conversar com seus representantes”, afirmou o vereador. Além de Julio, também estiveram presentes no evento os parlamentares Doutor Erick (PV), Geraldo Stocco (PV), Pastor Ezequiel (PODEMOS), Teka dos Animais (UNIÃO) e Ricardo Zampieri (PL). O próximo evento da Câmara Municipal será o Câmara na Roça, marcado para o dia 14 de junho (domingo), em local ainda a ser definido.
Profissionais de saúde do Centro Hospitalar São Camilo recebem homenagem da Câmara de Ponta Grossa

Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar São Camilo foram homenageados nesta semana com Moções de Aplauso, concedidas pelo pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL). O reconhecimento se refere ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no dia 12 deste mês. Durante a entrega Julio destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais em prol da saúde no município. “A saúde do nosso município não sobrevive sem a força da enfermagem. Vocês são a nossa linha de frente, o coração do sistema e o elo essencial que garante um atendimento humano e eficiente a cada cidadão”, finalizou o vereador. Ao todo foram homenageados cinco profissionais, responsáveis pelo setor da enfermaria geral, sendo eles: Adriana Ribeiro Simão, Enise Teixeira, Cassiele Juncos, Massuerda Pereira e Aline Mendes da Luz.
Julio Kuller discute melhorias para a saúde com a Associação Médica de PG

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Kuller (PL), esteve, na manhã desta sexta-feira (29), na Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG). O parlamentar foi recebido pelo presidente da entidade, Mário Rodrigues Montemór Netto, e pelo secretário da instituição, Francisco Barros Neto. Kuller apresentou à AMPG os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo Legislativo ponta-grossense, como o Câmara não-secreta – voltado aos estudantes adolescentes -; Câmara nos Bairros e Câmara na Roça, e colocou a Casa à disposição da entidade. “ Nosso Legislativo está sempre aberto à participação popular e a receber ideias com o propósito de melhorar nossa cidade”, declarou o presidente. Kuller destacou o trabalho realizado pela AMPG para o fortalecimento da classe médica e disse que a saúde é uma área essencial, que necessita de atenção. “Ponta Grossa precisa ser referência para a saúde dos Campos Gerais”, afirmou Montemór.
Julio Kuller debate fortalecimento da Efapi com Sociedade Rural

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), recebeu nesta quarta-feira (27), em seu gabinete, representantes da Sociedade Rural dos Campos Gerais para discutir a 44ª Exposição Feira Agropecuária Industrial (Efapi), que será realizada entre os dias 16 e 20 de setembro deste ano. Entre os assuntos debatidos no encontro, foi solicitada a inclusão de regras relativas aos rodeios realizados em feiras e exposições, que passariam a ser reconhecidos como práticas esportivas. O objetivo é dar visibilidade e segurança jurídica às diversas atividades realizadas durante as apresentações, como provas de laço, montaria e três tambores, entre outras. Outro tema abordado diz respeito à regulamentação da Efapi, para que sejam previstos recursos orçamentários anuais do município destinados à realização do evento. O presidente Julio acatou as demandas e destacou a importância da feira para os Campos Gerais. “A Efapi é um motor que movimenta a economia e reafirma a identidade de toda a região dos Campos Gerais. Com um marco legal sólido, trazemos a segurança necessária para atrair novos investimentos, valorizar o nosso produtor rural e consolidar o protagonismo de Ponta Grossa em todo o Paraná”, destacou o vereador. Também estiveram presentes na reunião o secretário de Agricultura e Abastecimento de Ponta Grossa, Izaltino Cordeiro dos Santos, e os diretores da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Felipe Podolan e Afonso Waigther. Ao final do encontro, Julio Kuller afirmou que em setembro será realizada uma edição do programa “Câmara na Roça”, durante os dias da Efapi. A sessão itinerante já ocorreu nos distritos de Itaiacoca e Guaragi.
Rumo quer expulsar moradores de vilas de PG

Moradores das regiões da Chapada e da Boa Vista, em Ponta Grossa, estão sendo surpreendidos por notificações da concessionária de linha férrea Rumo. Nos documentos já entregues às mais de 100 famílias, a empresa diz que as casas estão construídas sob faixa de domínio da malha ferroviária e, por isso, elas terão de deixar os locais. Preocupados, moradores procuraram, na tarde desta quarta-feira (27), o presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Kuller (PL), para apresentar o problema.“A Rumo mandou notificações para eles saírem de casa, sem aviso nenhum. Tem gente morando há 50 anos, cuidando do terreno, limpando”, disse Kuller. Sirlei de Oliveira Ramos mora às margens da linha férrea, na Vila Real, há três décadas e detalhou a situação ao presidente da Casa. “Ele [funcionário da Rumo] entrou no terreno, mediu, entrou na casa, mediu e disse que metade da casa é da Rumo. Mas e a família vai ficar onde?”, questionou. O líder comunitário Everaldo de Andrade disse que as famílias “estão desesperadas”, sem saber o que fazer. “Se for para saírem de suas casas, para algum lugar vão ter que ir”, observou. Kuller garantiu que irá buscar uma solução para a situação propondo diálogo entre a concessionária, o governo federal e a Prefeitura. “Isso é inadmissível. Não vamos sossegar enquanto não tiver uma resposta da Rumo dizendo para onde essas famílias irão. Não entendo que a empresa tenha legitimidade para fazer as famílias saírem; isso é com a União”, destacou. “Vamos defender as pessoas que moram no Borato, Vila Real, Dalabona e outras vilas afetadas para que não sejam prejudicadas de forma alguma”, finalizou o vereador.
Câmara nos Bairros completa um ano com mais de 300 proposições

O programa Câmara nos Bairros completa nesta segunda-feira (25) seu primeiro ano de atividades. A primeira sessão legislativa ocorreu no Núcleo Santa Maria, consolidando uma proposta de aproximação entre o Legislativo e as comunidades de Ponta Grossa. De lá para cá, as sessões itinerantes já passaram pelo Jardim Paraíso, Santa Paula, Nossa Senhora das Graças, Jardim Carvalho e Núcleo Rio Verde. Idealizado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Kuller (PL), o projeto promove participação popular, prestação de serviços, homenagens comunitárias e a apresentação de demandas diretamente nos bairros. Ao longo das edições realizadas entre 2025 e 2026, foram apresentadas mais de 300 matérias legislativas, entre indicações ao Executivo e moções aprovadas pelos vereadores. Cerca de 1,8 mil moradores participaram do projeto até o momento. Descentralização e aproximação As sessões ocorrem em escolas, ginásios, centros comunitários e outros espaços públicos, reunindo moradores, lideranças locais, representantes de entidades e autoridades municipais. Além dos trabalhos legislativos, o programa também oferece serviços gratuitos à população, como atendimentos da Fundação Municipal de Saúde, Agência do Trabalhador, assistência social, orientações da Praça de Atendimento, ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e atividades recreativas e culturais. Entre os principais objetivos do Câmara nos Bairros estão o fortalecimento da transparência, o incentivo à participação cidadã e a descentralização das ações do Legislativo. A iniciativa também permite que os vereadores acompanhem de perto as necessidades específicas de cada região da cidade, transformando reivindicações comunitárias em indicações formais encaminhadas ao Executivo Municipal. Diálogo entre população e poder público Julio Kuller destaca que o programa foi criado com o propósito de tornar o Legislativo mais acessível à população. “A proposta é fazer com que a Câmara esteja presente nas comunidades, ouvindo as demandas diretamente dos moradores e aproximando o cidadão das decisões públicas”, explica. O parlamentar também ressalta que o programa fortalece a democracia participativa e amplia o diálogo entre o poder público e a população. Próxima sessão A próxima edição do Câmara nos Bairros será realizada no bairro Oficinas, no próximo domingo, dia 31 de maio.
Julio Kuller destaca potencial industrial da região em evento da Fiep

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Kuller (PL), esteve em Irati, nesta quinta-feira (21), participando do Dia Nacional da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O evento foi realizado no Italiano Centro de Eventos e reuniu empresários, lideranças políticas e representantes do setor produtivo dos Campos Gerais. Com o tema ‘Reconhecer a história é inspirar o futuro’, a solenidade buscou valorizar empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria e para o desenvolvimento econômico e social da região. Durante o evento, Kuller, que também preside a Associação de Câmaras do Sul (ASCAMSUL), destacou o avanço industrial vivido por Ponta Grossa e defendeu o potencial de crescimento de Irati e da região Centro-Sul do estado. “Ponta Grossa vive um dos melhores momentos de sua industrialização, com a chegada de novos investimentos, expansão de empresas e fortalecimento da geração de empregos. A cidade se tornou referência no Paraná pela capacidade de atrair indústrias, desenvolver logística e criar oportunidades para milhares de famílias”, afirmou. Kuller também ressaltou a importância da representatividade política para impulsionar o desenvolvimento regional. “Eu acredito que Irati e toda a nossa região também têm um enorme potencial para seguir esse mesmo caminho. Temos um povo empreendedor, trabalhador e determinado, que nunca teve medo de lutar pelo crescimento da nossa terra. Com bons representantes na política, pessoas comprometidas de verdade com o desenvolvimento regional e capazes de defender os interesses da população, nossa região pode se transformar em um novo polo de desenvolvimento para o Paraná”, declarou. O presidente da ASCAMSUL ainda enfatizou os diferenciais estratégicos da região. “Temos localização estratégica, força no agronegócio, comércio forte e, acima de tudo, pessoas que acreditam no trabalho. Quando a população escolhe os representantes certos, abre-se o caminho para mais investimentos, geração de empregos, infraestrutura e oportunidades para os jovens permanecerem aqui e construírem seu futuro”, disse. Homenageados em Irati Em Irati, receberam a Medalha do Mérito Industrial os empresários Enezito Ruppel, da Panificadora São Tiago; e Marcelo Vosnika, da S/A Moageira e Agrícola (Moageira Irati). Já o título de Benemérito da Indústria foi concedido, in memoriam, a Bernardo Rebesco, da Madeireira Bernardo Rebesco. “São pessoas que geram inspiração e exemplo para nossa indústria”, destacou o presidente interino da Fiep, Virgílio Moreira Filho.