Elizabeth assume presidência do PL e anuncia apoio a JK para deputado estadual

Um grande encontro reuniu as principais lideranças do PL e do Novo em Ponta Grossa, na noite desta quinta-feira (25). O evento oficializou a filiação da prefeita Elizabeth Schmidt ao PL e contou com a presença do pré-candidato ao governo do Paraná, senador Sérgio Moro (PL); do pré-candidato ao Senado, deputado federal Filipe Barros (PL); da pré-candidata à Câmara Federal, Aline Sleutjes (PL); e do pré-candidato a deputado estadual e presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Kuller (PL), além de outras lideranças da direita da região dos Campos Gerais. O pré-candidato ao Senado Deltan Dallagnol (Novo) não compareceu, mas gravou uma mensagem de apoio. Moro destacou a filiação de Elizabeth, que foi nomeada também presidente do partido em Ponta Grossa. “Vamos filiar ao PL a maior liderança política de Ponta Grossa”, afirmou, acrescentando que ela é uma das prefeitas mais bem avaliadas do estado. Em seu discurso, Betinha anunciou seu apoio às candidaturas de Julio Kuller e Aline Sleutjes para representar os Campos Gerais. “Toda e qualquer representatividade, seja na Assembleia Legislativa, seja no Congresso Nacional, é importantíssima para qualquer cidade, mas para Ponta Grossa em especial. Precisamos de pessoas que tragam tudo aquilo que é importante para nossa cidade”, disse a jornalistas. Puxada de tapeteElizabeth lembrou a interferência de Sandro Alex e Marcelo Rangel – ambos do PSD – para impedir sua candidatura a prefeita em 2024. “Depois de eu assinar minha filiação ao PL junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Filipe Barros e o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, os manos fizeram uma artimanha na calada da noite para bloquear o PL aqui no Paraná. Estavam com medo de perder e agiram como dois trombadinhas, malandros batedores de carteira. Mas não adiantou, perderam mesmo assim”, disparou. O episódio foi confirmado pelo atual presidente estadual do Partido, Filipe Barros. “Há dois anos impediram sua filiação, mas Deus sabe a hora certa pra tudo. Seja bem-vinda, prefeita”, frisou. Elizabeth também afirmou que Ponta Grossa necessita de deputados que defendam a cidade, e por isso apoia o presidente da Câmara Municipal, Júlio Kuller para uma vaga na Alep. “Eu apoio o meu companheiro de primeira hora Júlio Kuller pela parceria e trabalho pela cidade. É uma questão de lealdade e reconhecimento pela sua competência”, disse. Apoio a JKAssim como Elizabeth, Sérgio Moro e Filipe Barros defenderam a candidatura de JK para deputado estadual. “Precisamos de uma Assembleia diferente, que seja nossa aliada e não podemos tolerar corrupção em lugar nenhum. O Julio Kuller é um grande nome para Ponta Grossa. Tenho certeza que se ele receber a preferência [dos eleitores] fará um grande trabalho”, disse Moro. Filipe Barros destacou a falta de representatividade dos Campos Gerais nos Legislativos estadual e federal. Horas antes do encontro, ele se reuniu com representantes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), onde essa lacuna foi discutida. “A região precisa aumentar sua representatividade e, para isso, as associações empresariais precisam fazer campanhas de conscientização para a população votar nos candidatos dos Campos Gerais”, defendeu. “Em Londrina foi feito isso nas últimas eleições e deu certo”, completou. Time do PLJulio Kuller destacou o grupo em construção nos Campos Gerais para as próximas eleições. “Esse time não está aqui só para um processo eleitoral. Quando as coisas estavam ruins, a gente estava junto. Quando não acreditavam que a Elizabeth iria ganhar a eleição, nós estávamos juntos. E conseguimos transformar a cidade de Ponta Grossa, que hoje gera empregos, que saiu do ostracismo e virou protagonista. E eu estive nessa caminhada com ela, discutindo cada projeto na Câmara”, lembrou o presidente do Legislativo.“Estamos aqui para fazer o melhor por essa chapa toda do PL”, disse a prefeita, que não irá concorrer nas Eleições 2026.

Júlio Kuller anuncia decisão favorável a famílias ameaçadas de despejo

As mais de 100 famílias das regiões da Chapada e Boa Vista, notificadas pela concessionária Rumo há cerca de 20 dias, receberam uma importante sinalização de segurança durante audiência pública promovida pela Justiça Federal nesta quarta-feira (17). O encontro virtual foi conduzido pelo juiz federal Antônio César Bochenek e reuniu moradores, representantes da Defensoria Pública da União, do Ministério Público Federal, da concessionária Rumo, da Prefeitura de Ponta Grossa, da União por Moradia e demais envolvidos no tema. Desde que as notificações foram entregues, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), tem acompanhado a situação e defendido que as famílias sejam tratadas com respeito e que qualquer encaminhamento ocorra com diálogo e responsabilidade. No início da tarde desta quinta-feira (18), o vereador esteve na vila Borato, onde diversos moradores receberam a notificação. “O debate sobre a ocupação cabe à Justiça. O que nos preocupa são as famílias que vivem nessas áreas há muitos anos, construíram suas vidas ali e não podem ser deixadas em uma situação de insegurança e incerteza. É preciso buscar soluções com responsabilidade e respeito às pessoas”, afirmou. Julio também destacou a importância da participação do poder público no processo. “Estamos falando de trabalhadores, pais e mães de família. Não é razoável que centenas de pessoas vivam sob a ameaça de perder suas casas sem que exista uma alternativa clara. O diálogo e a assistência às famílias precisam fazer parte dessa discussão”, ressaltou. Durante a audiência, o juiz garantiu que nenhuma família será retirada de sua residência neste momento. A concessionária Rumo também informou que não pretende promover despejos. Outro encaminhamento considerado positivo foi a criação de uma comissão permanente para acompanhar a situação das moradias localizadas às margens da ferrovia e buscar soluções definitivas para cada caso.Para o presidente da Câmara, a audiência representou um avanço importante. “As famílias precisavam dessa tranquilidade. Agora, o mais importante é que o processo continue sendo conduzido com seriedade, responsabilidade e respeito. Vamos seguir acompanhando e cobrando para que os direitos dessas pessoas sejam preservados”, concluiu.

Sancionada lei de Julio Kuller e Teka dos Animais que proíbe a venda de fogos com estampido

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (18), a Lei nº 15.917, que proíbe a comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam ruído ou estampido no município. A legislação é de autoria do presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL), e da vereadora Teka dos Animais (União Brasil). Segundo a lei, são considerados fogos de artifício de baixo ruído aqueles que possuem pólvora apenas para propulsão, produzindo exclusivamente efeitos visuais e luminosos, sem gerar estampidos. A partir de agora, será permitida somente a comercialização de fogos classificados na Classe D do Decreto nº 4.238, de 8 de abril de 1942. Os produtos deverão conter, de forma visível, o selo de “Baixo Ruído”, além da indicação do nível sonoro produzido. Julio Kuller comentou sobre a importância da nova legislação, que preenche uma lacuna existente na regulamentação desses artefatos: “Já tínhamos a proibição do uso desses fogos, mas era necessário atuar também na origem do problema, restringindo a venda dos produtos. Ao mesmo tempo, preservamos as comemorações e manifestações festivas por meio dos fogos de baixo ruído, que mantêm o espetáculo visual sem causar os mesmos prejuízos”, destacou o vereador. O alvará para a comercialização dos fogos será concedido somente após a comprovação do licenciamento junto aos órgãos competentes. O descumprimento da lei acarretará multa no valor correspondente a 40 Valores de Referência do Município (VR ‘s), podendo ser aplicada em dobro em caso de reincidência. A regulamentação da lei será de responsabilidade do Poder Executivo.

Vereadores ouvem demandas dos moradores de Piriquitos

A pavimentação do principal acesso à localidade da Bocaina, no distrito rural de Piriquitos, em Ponta Grossa, foi o principal tema da terceira edição do projeto Câmara na Roça. O encontro, que levou uma sessão do Legislativo municipal à comunidade, aconteceu na tarde chuvosa deste domingo (14), na Igreja Imaculada Conceição. Dos 19 vereadores de Ponta Grossa, quatro participaram da sessão: o presidente da Câmara e idealizador do projeto, Julio Kuller, além dos vereadores Teka dos Animais, Dr. Erick Camargo e Guilherme Mazer. “Primeiramente, quero agradecer aos vereadores que se dispuseram a vir até aqui e também aos moradores que participaram deste encontro”, destacou Kuller. “Estamos aqui para ouvir e atender vocês. Esse é o propósito do Câmara na Roça e também do Câmara nos Bairros”, afirmou. Durante a sessão, os moradores utilizaram a tribuna para apresentar reivindicações e sugestões. A comunidade também teve acesso aos serviços disponibilizados pela Prefeitura, como o Ônibus da Vacina, atividades esportivas e de lazer, atendimentos na área da saúde e distribuição de mudas de hortaliças e árvores nativas. Pavimentação da estrada Morador da Bocaina, Elton Fabio Pietrochinski apresentou aos vereadores uma proposta para a pavimentação dos 13 quilômetros da Estrada Sebastião Antunes de Almeida. A iniciativa prevê uma parceria público-privada com a participação de empresas de mineração que utilizam a via e da empresa responsável pela implantação de um aterro sanitário na região. Julio Kuller comprometeu-se a encaminhar a proposta ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan). Segundo ele, o órgão será responsável pelos estudos necessários para viabilizar a obra. “Nós, vereadores, temos emendas que podem ser destinadas à elaboração do projeto, em conjunto com as empresas que obtêm retorno econômico nesse trajeto. Queremos unir esforços para transformar esse sonho em realidade”, explicou. Além da pavimentação, os moradores também apresentaram demandas relacionadas ao transporte público e ao transporte escolar. Durante o evento, lideranças e moradores da região foram homenageados com moções de aplauso. A próxima edição do Câmara na Roça está prevista para o mês que vem, em localidade rural ainda a ser definida. Antes de Piriquitos, o projeto já passou pelos distritos de Itaiacoca e Guaragi. Moções de aplauso: César Augusto RitterFlávia Aline RitterJorge Cesar RitterEduardo Mendes GóesKatlin Scorsin GóesLuciane Mendes GóesSérgio Soares GóesSérgio Ricardo Mendes GóesVeridiana Lepka GóesElton Fabio PietrochinskiMaria Rita PietrochinskiPedro PietrochinskiIvanir Aparecida PereiraJosivane Aparecida Pereira da CunhaAdão CostaJocélio de Jesus Florão

Em visita aos bombeiros, Kuller destaca iniciativa que une reciclagem e solidariedade

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Kuller, visitou o 2º Grupamento de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira (12), onde conheceu um projeto de sustentabilidade. O comandante da unidade, tenente-coronel André Lopes, contou que há dois anos a instituição mantém uma parceria com a Prefeitura para arrecadar lixo reciclável e trocá-lo por alimentos, através do programa Feira Verde. Nesta sexta, os bombeiros entregaram 400 quilos de resíduos e receberam em troca milho verde, laranja, couve chinesa, brócolis e repolho. “Vamos reverter essa quantidade de alimentos para as entidades assistenciais”, destacou André. Segundo ele, o convênio com o município existe há dois anos e todos os meses são arrecadados entre 400 e 600 quilos de recicláveis. “São resíduos oriundos do refeitório, almoxarifado e que os próprios bombeiros trazem de casa, tudo separado”, contou. Julio Kuller elogiou a iniciativa. “Nos bombeiros de Ponta Grossa, os recicláveis viram alimento na mesa de quem mais precisa”, afirmou.

Julio Kuller fortalece diálogo com representantes do setor industrial

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Kuller, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (11) com representantes do setor industrial do município. O encontro foi realizado na Casa da Indústria e contou com a participação de lideranças empresariais, representantes de sindicatos, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Durante a reunião, Kuller apresentou as ações desenvolvidas pelo Legislativo Municipal e colocou a Câmara à disposição para acolher as demandas do setor produtivo. “A Câmara está aberta para receber críticas e sugestões. Queremos atuar como mediadores no debate das questões municipais e somar esforços para que Ponta Grossa continue crescendo e se desenvolvendo”, afirmou. O vereador lembrou que, nos últimos anos, a Câmara “se encolheu diante dos grandes problemas de Ponta Grossa, focando apenas nos interesses legislativos e particulares”. Ao chegar à presidência da Casa, estabeleceu como compromisso fortalecer o diálogo com a sociedade e aproximar o Legislativo da população. Desde então, vem realizando uma série de reuniões com instituições e entidades para ouvir as necessidades dos mais diversos segmentos. A presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), Priscila Garbelini Jaronski, elogiou a iniciativa e destacou a importância da aproximação entre o poder público e o setor produtivo. Entre as demandas apresentadas durante a reunião está a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes para atender à crescente necessidade de mão de obra qualificada na indústria. “Juntos, podemos pensar em mecanismos para ampliar as vagas e preparar mais profissionais para o mercado de trabalho”, ressaltou. Presenças Além de Julio Kuller e Priscila Garbelini Jaronski, participaram da roda de conversa o presidente da ACIPG, Leonardo Puppi Bernardi; Elídio Carlos Curi de Macedo, do Sindicer Norte; Darcy Miara Jr. e Luiz Alberto Scheiffer, do Sindipan; Alvaro Scheffer Jr., do Sindimadeiras; Rafael Rickli, da Fiep; Gustavo Madalozzo, do Sindiminerais; Julio César Lupepsa, Daniele Araújo e Rubens Scoss Jr., do Sindirepa; Adir Ferreira de Jesus, do Sindimetal; e Marcos Vinicios Russi Pereira, do Núcleo das Indústrias (NDI).

Câmara Municipal homenageia profissionais da enfermagem de Ponta Grossa

Os profissionais de enfermagem que atuam na área da saúde em Ponta Grossa, foram homenageados na última segunda – feira (08 ) com Moções de Aplauso, em reconhecimento de seu trabalho em prol da saúde no município. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (PL). Ao todo, 49 profissionais foram homenageados das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Hospital São Camilo. A entrega das homenagens aconteceu no plenário da Câmara Municipal. Kuller destacou à importância dos servidores da saúde na cidade “Eles estão lá no momento de maior vulnerabilidade do cidadão e fazem toda a diferença na recuperação de um paciente. Nossa rede de saúde municipal só é eficiente porque conta com profissionais que não abrem mão da excelência e do acolhimento”, destacou o vereador. Os profissionais homenageados foram: UPA Santa PaulaAndreia Aparecida CardosoAndressa Maria DomareskiCarlos Eduardo Ferreira RosaCharles HnatiukEduarda KohakoskiEstel de Fátima MayerFranciele PereiraJhenes Kerlem de OliveiraJuliana da Silva MachadoMaria Lila Ribeiro da SilvaMirian DietrichPaula Ariely Cordeiro da SilvaPaulo Sérgio Ribas Marques JardimPriscila da Silva DechandtRoseane Aparecida FomenkoSiulane de Jesus SukoskiVania Taize MikaVitória Camila de Arruda PereiraVivian Aparecida MartinsWillian RodriguesHeloisa Aparecida MachadoLeandro Moreira Gomes UPA SantanaAline DombrovskiAslayne Serenato FerreiraCaroline de Oliveira PedrosoElisandra Teixeira BrittesFlavia Pacheco Pinto SilvaJennifer Santiago dos SantosLorion Dias de SouzaPriscila Aparecida da CruzRichard Anderson de OliveiraThais Aparecida da Silva UPA UvaranasAdriana de França FerreiraAriel Fernando RodriguesFernanda RafagninJessica Aparecida ValgasKarina Beatriz KlososkiKaysa Lopes RosaLeandro Xavier de AlmeidaSandra Aparecida Inocencio SpinardiEvelise Cristina Mendes Batista Hospital São CamiloJuliano HilgembergCamila Ferreira da SilvaGabriel ReineckePriscila TalignaniItamar Maichszak LemesJonas CamargoGisele Seich Ramos GaudêncioAndreia Antunes

Kuller cobra deputados pelo Lago de Olarias e destina R$ 200 mil para obras

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), usou a tribuna na sessão desta segunda-feira (8) para cobrar mais empenho dos deputados estaduais em relação ao Lago de Olarias. Segundo ele, parlamentares ligados à base governista usam as redes sociais para criticar as obras de desassoreamento do local que estão sendo realizadas pela Prefeitura, mas não contribuem com a busca de recursos que poderiam acelerar os trabalhos. Em contrapartida, Kuller anunciou a destinação de R$ 200 mil de sua emenda impositiva para auxiliar nas obras de recuperação do Lago. O recurso será utilizado para apoiar os trabalhos de desassoreamento e recuperação da estrutura, considerada fundamental para a prevenção de alagamentos, preservação ambiental e valorização de um dos principais espaços públicos do município. Ao anunciar a destinação dos recursos, Kuller defendeu que o momento exige responsabilidade e união de esforços por parte dos representantes públicos. “O deputado, que foi inclusive secretário inovador, não trouxe nada para Ponta Grossa, sendo que numa simples conversa com o [governador] Ratinho traria mais dinheiro para concluir a obra mais rapidamente”, afirmou o vereador. Planejamento mal feito O presidente lembrou que o local foi projetado na década de 1990 e previa a construção de cinco lagos. Porém, foi iniciado da maneira contrária, ou seja, de baixo para cima, o que hoje traz sérios problemas, entre eles, o depósito de sedimentos que será recorrente. “Não foi feito planejamento de uso e ocupação do solo, nem desapropriações no entorno”, disse, acrescentando que se tratou de uma obra eleitoreira da gestão Marcelo Rangel, atualmente deputado estadual. Assim como Rangel, outros políticos da cidade têm se aproveitado do cenário de seca de um dos principais cartões-postais de Ponta Grossa para gravar vídeos críticos, mas sem apresentar soluções. “Quais as medidas tomadas além dos likes, da exposição? Será que estão falando que quanto pior, melhor?”, falou Kuller. “Esperamos menos lacração e mais resultado”, concluiu.

Julio Kuller comemora primeiro ano da UPA Uvaranas

Nesta terça-feira (3), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas, em Ponta Grossa, comemorou seu primeiro aniversário. Para marcar a data, foi realizada uma solenidade pela manhã, com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt (PL), do vice-prefeito Pastor Moisés Faria (MDB), do presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Kuller, da diretora-executiva das UPAs, Clemência Moreira de Souza, da diretora regional do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), organização responsável pela gestão das três unidades do município, Lilian Kaiber Buse, além de colaboradores, pacientes e representantes do poder público municipal. Durante o evento, Kuller destacou que, em 12 meses, a UPA Uvaranas realizou cerca de 85 mil atendimentos, contribuindo para desafogar as demais unidades da cidade. Segundo ele, após a inauguração da unidade, a demanda caiu 23% na UPA Santana e 8% na UPA Santa Paula. “É um motivo de alegria saber que a prefeita está cumprindo seu papel e investindo o dinheiro público onde realmente precisamos, que é na saúde”, afirmou o vereador, ressaltando também sua função fiscalizadora no Legislativo. Aproveitando a cerimônia, Julio Kuller entregou uma Moção de Aplauso à equipe da UPA Uvaranas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo do primeiro ano de funcionamento. O presidente da Câmara também relembrou os desafios enfrentados antes da abertura da unidade. “Lembro que o Conselho Municipal de Saúde não queria que a UPA Uvaranas existisse. Fomos questionados porque defendíamos a abertura da unidade”, recordou. Ele destacou ainda que a maior parte dos recursos utilizados na construção do prédio foi proveniente da Prefeitura. Durante a solenidade, a prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou a importância da unidade para a população. “Saúde não é favor, é um direito das pessoas. Imaginem o caos que estaríamos vivendo sem a UPA Uvaranas”, afirmou. Segundo ela, somente a região de Uvaranas concentra cerca de 100 mil moradores. Já a diretora regional do INDSH, Lilian Kaiber Buse, agradeceu aos profissionais que atuam na unidade. “Enfrentamos muitos desafios ao longo deste período. Por isso, deixo meu agradecimento aos colaboradores, que atuam com compromisso, dedicação e resiliência”, declarou.

Projeto Câmara nos Bairros leva sessão itinerante e serviços à população de Oficinas

Ocorreu na tarde do último domingo (31), na Praça Simón Bolívar, localizada no bairro de Oficinas, mais uma edição do projeto Câmara nos Bairros. A iniciativa é idealizada pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), e tem como objetivo aproximar o Poder Legislativo da população, levando sessões itinerantes para diversos bairros da cidade. Durante o evento, foram realizadas homenagens a instituições e moradores da região, com a entrega de Moções de Aplauso. Além das homenagens, também foram prestados serviços de atendimento à população. Uma das demandas apresentadas pelos moradores da região foi a melhoria da estrutura do Parque Linear, com a construção de banheiros e a instalação de pontos de iluminação. O presidente da Câmara, Julio Kuller, agradeceu a participação popular e destacou a importância do projeto para a comunidade. “Essa é a essência do Câmara nos Bairros: aproximar o Legislativo da população, para que as pessoas compreendam como funciona uma sessão legislativa e também tenham a oportunidade de conversar com seus representantes”, afirmou o vereador. Além de Julio, também estiveram presentes no evento os parlamentares Doutor Erick (PV), Geraldo Stocco (PV), Pastor Ezequiel (PODEMOS), Teka dos Animais (UNIÃO) e Ricardo Zampieri (PL). O próximo evento da Câmara Municipal será o Câmara na Roça, marcado para o dia 14 de junho (domingo), em local ainda a ser definido.