Lideranças do Legislativo e Agricultura firmam compromisso pela integração

A integração regional dos Campos Gerais ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (12) um encontro estratégico realizado no município de Ipiranga. O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Küller, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Izaltino Cordeiro dos Santos, reuniram-se com a presidente da Câmara de Ipiranga, Meiriane Mendes Lepka Correia, e o secretário municipal de Agropecuária, Faustino Pereira Filho. A visita técnica teve como objetivo principal firmar um compromisso de cooperação entre os municípios, trocando experiências sobre projetos de sucesso que podem ser replicados para beneficiar produtores rurais de ambas as cidades. Legislativo e Executivo Unidos O encontro destacou-se pelo alinhamento entre os poderes. As lideranças do Legislativo, Julio Küller e Meiriane Mendes, debateram a criação de políticas públicas que facilitem o desenvolvimento rural e o suporte às famílias do campo. “Quando Ponta Grossa e Ipiranga dialogam, a região inteira ganha força. A presença da presidente Meiriane e dos secretários técnicos mostra que estamos alinhados no propósito de buscar o que há de melhor em gestão para aplicar em nossos municípios. Uma região forte e integrada é boa para todos”, afirmou Küller. Pauta Técnica e Projetos de Referência Sob a ótica técnica dos secretários Izaltino Cordeiro (PG) e Faustino Pereira Filho (Ipiranga), a reunião aprofundou temas vitais para o agronegócio local. Entre os principais tópicos discutidos estiveram: Jardim do Mel: A troca de expertise sobre o projeto de preservação de abelhas nativas e educação ambiental. Boas Práticas e Credenciamento: Estratégias para regularizar e qualificar os produtores locais, garantindo acesso a novos mercados. Agricultura Familiar: O fortalecimento da organização das cadeias produtivas e a integração com as feiras de produtores, visando aumentar a renda das famílias rurais. Para a presidente da Câmara de Ipiranga, Meiriane Mendes, a aproximação com a gestão de Ponta Grossa permite encurtar caminhos na implementação de melhorias. O grupo encerrou a agenda reafirmando o compromisso de manter um canal permanente de diálogo para transformar as ideias debatidas em ações práticas no campo.
Nada muda nos pedágios do Paraná, alerta Júlio Kuller

Mesmo após denúncia e sugestão legislativa, falhas na sinalização das cabines seguem colocando motoristas em risco nas rodovias concedidas Mais de dois meses após denunciar a falta de padronização e sinalização clara nas cabines de pedágio das rodovias concedidas do Paraná, o Presidente da Câmara de Ponta Grossa, vereador Júlio Kuller afirma que nenhuma medida foi adotada até o momento pelas concessionárias ou pelos órgãos responsáveis. A situação, segundo o parlamentar, continua gerando confusão entre motoristas, filas desnecessárias e riscos à segurança, especialmente para usuários que precisam realizar o pagamento em dinheiro e só percebem tardiamente que ingressaram na cabine errada. Em outubro, Júlio Kuller levou o tema ao debate público e encaminhou uma sugestão legislativa à Assembleia Legislativa do Paraná, propondo a padronização obrigatória da identificação das cabines de pedágio, com sinalização visual clara e acessível, diferenciando cobrança automática e manual. “A proposta é simples e objetiva. Estamos falando de placas visíveis, cores padronizadas e informação clara ao usuário. Isso evita manobras bruscas, reduz congestionamentos e protege vidas”, destacou o vereador. Com o aumento do fluxo de veículos neste período de fim de ano, o alerta ganha ainda mais relevância. “Muitas famílias estão pegando a estrada agora, confiando que vão encontrar segurança e organização. Infelizmente, a realidade ainda é a mesma”, reforçou. Apesar da ausência de respostas até o momento, Júlio Kuller afirma que o trabalho segue de forma contínua. “Durante todo o ano, estivemos fiscalizando, estudando e buscando soluções. Esse compromisso não termina com o calendário. A cobrança continua”, concluiu.
Autoridades de Ponta Grossa unem vozes em conscientização contra fogos com estampido

Lideranças públicas de Ponta Grossa divulgaram nas redes sociais um vídeo de conscientização sobre os impactos causados pelos fogos de artifício com estampido. A iniciativa destaca os prejuízos que o barulho pode trazer a crianças com autismo, idosos, pessoas sensíveis e aos animais, reforçando a importância da empatia e do respeito nesta época do ano. No vídeo, o vereador Júlio Küller lembra a importância da inclusão: “O respeito e a empatia precisam estar acima de qualquer tradição. Precisamos pensar em quem sofre em silêncio com esses estouros. Celebrar sim, mas com consciência.” A prefeita Elizabeth Schmidt reforça o papel da sociedade: “Quando escolhemos alternativas sem estampido, escolhemos a paz. É uma questão de sensibilidade e cuidado com o próximo.” Já a vereadora Teka dos Animais destaca o sofrimento de milhares de animais domésticos e silvestres: “Eles não entendem o que está acontecendo. Muitos entram em pânico, fogem, se machucam ou morrem. Precisamos protegê-los.” A divulgação também lembra que a legislação municipal proíbe a soltura e o uso de fogos com estampido e orienta a população a utilizar o canal 153 da Guarda Municipal para denúncias. A ação reforça valores de inclusão, respeito e responsabilidade coletiva, alinhando o espírito natalino à consciência social.
Com devolução de R$ 11,3 milhões e leis de inclusão, Julio Kuller apresenta balanço da Presidência focado em respeito e resultados

Compromisso, Transparência do Legislativo e o diálogo institucional como fator chave para o desenvolvimento e crescimento de Ponta Grossa em 2025. O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Küller (MDB), divulgou uma prestação de contas de 2025, no documento que compila os resultados administrativos e legislativos de seu ano à frente da Casa. O balanço traz como destaque principal a responsabilidade com o dinheiro público, confirmada pela devolução de R$ 11.374.696,05 aos cofres do município — verba do orçamento da Câmara que foi economizada e retorna para ser aplicada em serviços à população. Estabilidade Institucional e Avanços O relatório sublinha o papel do Legislativo na garantia da governabilidade. Ao longo de 2025, a Câmara manteve uma postura de diálogo e respeito institucional com o Executivo, o que foi fundamental para destravar pautas importantes da cidade. Essa harmonia entre os poderes permitiu um ambiente seguro para o desenvolvimento, contribuindo para que Ponta Grossa viabilizasse seu pacote de investimentos e obras estruturantes. “A cidade vive um momento de crescimento, e o Legislativo cumpriu seu papel com maturidade. Fiscalizamos com rigor, mas também garantimos a estabilidade necessária para que as benfeitorias chegassem aos bairros”, avalia Kuller. Legislação com Foco no Social Além da economia financeira, o mandato foi marcado pela aprovação de leis de alto impacto social. Corrigindo distorções e ampliando direitos, Kuller destacou a sanção da Lei nº 15361/2025, sancionada em julho. A medida institui a distribuição, via CRAS, do adesivo de identificação “Aqui Mora Um Autista. Respeite”, facilitando o reconhecimento e a abordagem adequada às famílias atípicas em situações de emergência ou cotidiano. Outras leis relevantes citadas no balanço incluem:Programa Casa da Mãe Atípica: Suporte e acolhimento para cuidadores de pessoas com deficiência.Proibição dos Cigarros Eletrônicos (Vapes): Uma medida de saúde pública aprovada para proteger os jovens e coibir o uso em espaços coletivos. Transparência Total O documento completo da prestação de contas, que inclui ainda o detalhamento dos ações conduzidas durante o ano, tais como, o apoio à Guarda Civil Municipal e as ações nos bairros, foi disponibilizado em formato digital para consulta pública. O vereador convida toda a população a acessar suas redes sociais oficiais para baixar o arquivo PDF na íntegra, conferindo detalhadamente onde e como o Legislativo atuou para construir uma Ponta Grossa melhor em 2025.
Natal Solidário mobiliza poder público e reforça compromisso social em Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou nesta terça-feira (23), na Arena Multiuso, a entrega das cestas da campanha Natal Solidário, uma ação conjunta que reuniu poder público, empresas parceiras e a comunidade com o objetivo de levar dignidade e esperança a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, por meio do Programa Selo Social, com apoio da Rede Massa e do Banco de Alimentos da Fundação de Assistência Social. A ação integra as políticas públicas de proteção social desenvolvidas ao longo do ano no município. Durante a entrega, o presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Kuller, destacou a importância da união entre os poderes e a sociedade civil em ações que impactam diretamente a vida das pessoas. Para ele, o Natal Solidário simboliza o cuidado com quem mais precisa e demonstra que o crescimento da cidade também passa pela sensibilidade social e pelo fortalecimento das famílias. A prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou que o Natal Solidário é resultado de um trabalho contínuo da gestão municipal, que alia desenvolvimento econômico, organização administrativa e atenção às pessoas. Segundo ela, iniciativas como essa refletem uma cidade que cresce com responsabilidade social, valorizando a solidariedade e o acolhimento, especialmente em datas simbólicas como o Natal. “O desenvolvimento de Ponta Grossa caminha junto com o cuidado com as pessoas. Essa ação mostra que a cidade avança quando governo, empresas e população caminham juntos”, destacou a prefeita. A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, reforçou que a campanha contou com a mobilização de empresas parceiras do Programa Selo Social e da população, garantindo que as famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) recebessem um Natal mais digno. A ação realizada na Arena Multiuso marcou mais um capítulo do Natal Solidário em Ponta Grossa, reafirmando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas humanizadas e com a construção de uma cidade cada vez mais justa e solidária.
Câmara de Ponta Grossa, sob gestão de Julio Kuller, devolve mais de R$ 11 milhões à Prefeitura

– Recurso é fruto de economia do Legislativo em 2025; Prefeita Elizabeth Schmidt destacou a harmonia entre os poderes e classificou a devolução como um “presente de Natal” para o município. – A Câmara Municipal de Ponta Grossa oficializou a devolução de mais de R$ 11 milhões aos cofres do Executivo Municipal. O valor refere-se ao saldo do duodécimo — orçamento repassado ao Legislativo que não foi utilizado durante o ano de 2025, graças às medidas de economia e gestão eficiente implementadas pela presidência da Casa. A entrega do recurso foi realizada pelo presidente da Câmara, vereador Julio Küller, em reunião com a prefeita Elizabeth Schmidt, acompanhados pelos vereadores, Florenal e Teka.Durante o ato, Küller destacou que a devolução reflete o compromisso com o dinheiro público e o bom relacionamento institucional, essencial para o desenvolvimento da cidade. “Este é um ato simbólico que demonstra o bom trabalho e a harmonia entre os poderes. Estamos devolvendo mais de R$ 11 milhões que não foram gastos pela Câmara para que a prefeita possa, constitucionalmente, dar continuidade ao seu trabalho na Prefeitura”, afirmou o presidente. Reforço no caixa municipal A prefeita Elizabeth Schmidt agradeceu o empenho da Mesa Executiva e dos parlamentares na contenção de gastos. Ela ressaltou que o recurso chega em um momento decisivo para o fechamento das contas do município. “Agradeço muito. Esse valor é fruto de uma economia que a Câmara fez através da presidência do Julio Küller e de todos os pares que estiveram juntos durante todo este ano”, declarou a prefeita. Elizabeth ainda enfatizou a importância do repasse: “É muito significativo para o município neste momento de final de ano, de ‘raspar o tacho’. Agradecemos de coração esse grande presente de Natal para Ponta Grossa”. Gestão austera O montante devolvido é resultado de uma administração focada na otimização de recursos, revisão de contratos e combate ao desperdício na Câmara Municipal. O dinheiro retorna agora ao caixa único da Prefeitura e poderá ser aplicado em serviços essenciais e demandas prioritárias da população.
Agência do Trabalhador ofertará 280 vagas entre os dias 22/12 e 05/01

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, está ofertando 280 vagas de emprego entre os dias 22/12 e 05/01. As vagas são destinadas para pessoas com/ sem experiência, e para pcds com/ sem experiência. A agência do Trabalhador está localizada na rua Doutor Colares, Centro, n° 354, e funciona das 08h às 16h. Confira as vagas
Ação de Natal distribui presentes para 56 crianças

Foi realizado na tarde desta sexta – feira (19) uma ação de Natal para as crianças do Centro de Convivência Nossa Senhora de Fátima, localizado na Vila Estrela. Ao todo 56 crianças foram agraciadas com diversos presentes como bolas e bonecas. As crianças receberam a visita do Papai Noel e realizaram uma encenação do Presépio, relembrando o nascimento do Menino Jesus, com a participação de todos os personagens da história. O Centro de Convivência Nossa Senhora de Fátima oferece atividades gratuitas às crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que estão em vulnerabilidade social. Algumas das atividades desenvolvidas são: oficinas de informática e arte e práticas esportivas. O Centro está localizado na rua Coração Imaculado de Maria, número 66.
Prefeitura de Ponta Grossa lança oficialmente a FESUVA 2026

A Prefeitura de Ponta Grossa realiza, nesta quinta-feira, o lançamento oficial da FESUVA 2026 – 43ª Festa da Uva, em evento na sede da ACIPG. A solenidade marca o início da divulgação de um dos maiores eventos tradicionais do município, que une cultura, turismo, agronegócio e desenvolvimento econômico. O lançamento conta com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt e do presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Kuller, reforçando a união entre os poderes em apoio a iniciativas que valorizam o produtor local e fortalecem a economia da cidade. Durante o evento, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância da Festa da Uva para o desenvolvimento do município: “A FESUVA é muito mais do que uma festa. Ela representa o investimento da nossa gestão no agro, no produtor rural, no turismo e na geração de renda. É uma iniciativa que movimenta a economia, cria oportunidades e valoriza quem produz em Ponta Grossa.” O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller, também ressaltou o papel do Legislativo no apoio às ações da administração municipal: “A Câmara Municipal é parceira de iniciativas que fortalecem o turismo, incentivam o produtor local e impulsionam a economia. A FESUVA demonstra que Ponta Grossa investe no seu agro, valoriza o produtor e entende que o desenvolvimento passa pelo apoio a quem trabalha e produz.” A FESUVA 2026 reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do setor produtivo, promovendo a integração entre campo e cidade, atraindo visitantes e consolidando Ponta Grossa como referência regional em eventos que geram impacto econômico e social positivo
Agência do Trabalhador oferta 315 vagas de emprego nesta sexta – feira (19)

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, está ofertando 315 vagas de emprego para esta quinta- feira (18). As vagas são destinadas para pessoas com/ sem experiência, e para pcds com/ sem experiência. A agência do Trabalhador está localizada na rua Doutor Colares, Centro, n° 354, e funciona das 08h às 16h. Confira as vagas: