Autoridades de Ponta Grossa são homenageadas pela Câmara Municipal

Ato ocorreu ontem durante a entrega do Mérito Legislativo Na noite da última terça – feira (24),a Câmara Municipal, realizou no Teatro Marista Pio XII, a entrega do Mérito Legislativo, a todos os ex- vereadores de Ponta Grossa, desde a legislatura de 1973. Entre os homenageados, estavam ex – parlamentares que tiveram um papel de destaque na história política do município. Um dos homenageados, foram: Ângelo Pilatti, Sandra Queiroz, Herculano Lisboa, Pietro Arnaud e David Pilatti Montes. O presidente Julio Kuller, idealizador do Mérito Legislativo, destacou à importância que estas autoridades tiveram para a cidade “Esta honraria é um gesto de justiça a quem dedicou liderança em favor do bem comum, servindo de exemplo para as novas gerações.”
Ponta Grossa avança em novos investimentos no agronegócio

A prefeita Elizabeth Schmidt (União), se reuniu nesta semana, em Curitiba, com o governador do estado, Ratinho Junior, para o acordo de uma parceria entre o Estado e a empresa BRF, uma das principais fábricas de alimentos do mundo. A parceria prevê as cidades paranaenses que serão contempladas pelo Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), e Ponta Grossa foi uma dos municípios contemplados com estes recursos. Com o fundo, a cidade passará a ter mais recursos para o investimento no agronegócio, gerando mais geração de empregos no setor. Na última semana, os agentes da Guarda Civil Municipal, realizaram um treinamento de uso do fuzil, nos modelos Bren 2 e T4. Também foram tratados à respeito das técnicas de disparo de precisão, forma correta de embarque e desembarque das viaturas, com o armamento. O Procon de Ponta Grossa realizou um levantamento sobre os preços de chocolate e ovos de páscoa na cidade. Segundo a pesquisa foram analisados 70 produtos, em onze estabelecimentos comerciais entre os dias 8 e 17 de março. Foi identificado uma variação de preços de até 100% sobre um mesmo item. O Procon recomenda comparar os preços dos itens, antes de realizar a compra, para evitar surpresas.
Colégio Dorah Daitschman recebe edição do Câmara Não Secreta

O Colégio Estadual Dorah Gomes Daitschman recebeu na manhã desta quarta – feira (25), mais uma edição do projeto Câmara Não Secreta. A ideia, de autoria do presidente da Casa, Julio Kuller, visa aproximar os jovens da política, através da apresentação do funcionamento do legislativo nas escolas. No encontro, os estudantes aprenderam o papel exercido pela Câmara Municipal na administração pública do município, também tiveram conhecimento da função e responsabilidades dos vereadores, e qual é o caminho de uma ideia para que ela se torne lei. O presidente da Câmara, Julio Kuller, comentou à importância de levar à Câmara as escolas e apresentá-las aos jovens “Levar a Câmara para dentro das escolas não é apenas um projeto educativo; é um exercício de democracia na prática. Quando apresentamos o funcionamento do legislativo aos nossos jovens, estamos entregando a eles as ferramentas para que possam cobrar, sugerir e transformar. Queremos que o estudante entenda que ele não é apenas um espectador, mas um protagonista.” A próxima edição do Câmara Não Secreta, está prevista para acontecer na próxima quarta – feira (01), no Colégio Integração.
Selo de Reconhecimento de autoria de Julio Kuller é aprovado pela Câmara Municipal

PL prevê destinação de IR para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso Foi aprovado em primeira discussão, por 15 votos, durante a Sessão Ordinária desta quarta – feira (25) na Câmara Municipal, o projeto de lei, n° 14/2026, de autoria do chefe do Legislativo, Julio Kuller, que cria em Ponta Grossa o Selo “Contabilista Amigo da Criança, Adolescente e Idoso.” O projeto pretende valorizar os contabilistas e organizações contábeis que destinam parte de seu imposto de renda para os Fundos Municipais da Criança, Adolescente e do Idoso. O objetivo do PL é fortalecer os fundos municipais citados, fomentar a cidadania fiscal e responsabilidade social e valorizar o papel social da profissão contábil. “Este não é apenas mais um título decorativo. Estamos criando um mecanismo inteligente de solidariedade e cidadania fiscal. O objetivo é reconhecer e valorizar o profissional da contabilidade que orienta seus clientes a destinarem parte do Imposto de Renda devido diretamente para os nossos Fundos Municipais.”, destacou JK. Quem pode ser contemplado com o Selo são, contabilistas (pessoas físicas), registradas no Conselho Regional de Contabilidade), e sociedades contábeis (pessoas jurídicas que atuam na cidade). Para aderir ao projeto de lei, os interessados devem atuar profissionalmente em Ponta Grossa, estar em regularidade fiscal e profissional, realizar ações sobre orientação e divulgação do IR, e estar em conformidade com o sigilo fiscal e legislação tributária. O detentor do Selo poderá utilizá-lo para fins institucionais e de divulgação, em sua atuação profissional, sendo proibida a utilização por terceiros. O Selo terá validade anual e pode ser renovado, conforme os critérios que serão regulamentados.
APEIE recebe moção de aplauso na Câmara Municipal

Homenagem foi proposta pelo vereador Florenal Durante a Sessão Ordinária desta quarta – feira (25) na Câmara Municipal, a Associação Paranaense de Equoterapia e Inclusão Equestre (APEIE), foi homenageada com uma Moção de Aplauso, proposta pelo vereador Florenal Silva (PODEMOS), pelo desempenho aos atletas da equipe no Campeonato Brasileiro e CEPEDI Internacional. O vereador Florenal Silva, justificou a homenagem, devido ao trabalho realizado pela associação, voltado na inclusão e recuperação de pessoas com deficiência, que já atua a mais de 20 anos no município “O foco desta homenagem é o impacto extraordinário que a instituição promove na recuperação e na inclusão de pessoas com deficiência motora. Sabemos que a equoterapia é um tratamento real,em Ponta Grossa, a APEIE tem sido o braço direito de muitas famílias que buscam autonomia para seus filhos e parentes.” Durante a homenagem, o diretor da equoterapia Eros Spartalis, comentou na Tribuna Livre sobre à importância do cavalo na recuperação de pessoas com deficiência motora, ajudando na sua recuperação e inclusão na sociedade. Segundo o professor, o cavalo tem um papel fundamental não somente na equoterapia, mas também na própria história e desenvolvimento do município, quando servia como meio de locomoção dos habitantes. Devido à isso, Eros propôs aos vereadores à criação do ‘Dia do Cavalo’ como forma de reconhecer o animal para o crescimento da cidade, o pedido já foi protocolado pelo vereador Florenal “O cavalo foi parte fundamental do desenvolvimento social e político de Ponta Grossa. É justo a gente ter um dia para comemorar este animal tão especial que faz parte do desenvolvimento social.”, justificou Eros. Os atletas homenageados pelo desempenho no Campeonato Brasileiro de equoterapia foram : Cleberson Ribeiro, Natasha Ribeiro e Fernando Kubinski, além dos diretores Eros Spartalis e Valdir Tonin.
Câmara Municipal realiza homenagem para ex – vereadores

Evento homenageou os ex – parlamentares eleitos a partir de 1973 A Câmara Municipal de Ponta Grossa, realizou na noite desta terça – feira (24) uma Sessão Solene para homenagear os ex- vereadores ainda vivos que já atuaram no legislativo municipal. A cerimônia contou com mais de 70 parlamentares homenageados, e aconteceu no Teatro Marista Pio XII. O evento foi idealizado pelo chefe do Legislativo, Julio Kuller, como forma de homenagear as pessoas que já passaram pela Casa de Leis. Julio comentou da importância do evento, que visa reconhecer o legislativo municipal “Esta não é apenas uma entrega de honrarias; é o momento em que esta Casa reafirma o seu papel na construção de uma cidade melhor. O fortalecimento do nosso Legislativo passa pelo reconhecimento do trabalho, ouvindo a comunidade e transformando demandas em leis e ações concretas.” O vice-prefeito de Ponta Grossa, Pastor Moisés Faria (MDB), comentou sobre a importância de reconhecer o trabalho desempenhado pelos ex- vereadores da cidade “Pessoas que fizeram a história de Ponta Grossa com leis, e hoje de uma forma muito digna são homenageados.” A prefeita Elizabeth Schmidt (União), agradeceu a presença dos ex-vereadores e destacou o trabalho deles em prol do desenvolvimento do município “Hoje celebramos as páginas vivas da nossa história. Aos ex-vereadores, deixo meu reconhecimento: vocês doaram tempo e vida em prol do bem comum, pavimentando o caminho para que pudéssemos construir a Ponta Grossa que temos hoje. A política passa, mas o serviço prestado por vocês é eterno.” Além dos ex- vereadores, também estiveram presentes os vereadores da atual gestão: Guilherme Mazer (PT), Ricardo Zampieri(PL), Teka dos Animais (União), Jairton da Farmácia (PDT), Pastor Ezequiel (DC) e Léo Farmacêutico (União). O evento foi mais uma ação do bom momento que vem passando a Câmara Municipal, com iniciativas que visam tornar mais próximo o Legislativo dos cidadãos, através de iniciativas como o Câmara nos Bairros, Câmara Não Secreta e Câmara na Roça, além do novo aplicativo digital da Câmara Municipal.
Reunião discute planejamento de construção do Contorno Norte em Ponta Grossa

Obras devem inicar ainda em 2026 Na tarde desta segunda -feira (24) os representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller, para discutir à respeito do planejamento da obras de criação do contorno norte em Ponta Grossa. O Contorno Norte, é uma obra que visa desafogar o tráfego urbano da cidade, o objetivo é fazer uma ligação com o futuro Contorno Leste, criando um anel viário para um melhor tráfego de cargas. A obra faz parte do Lote 3 das concessões de rodovias do Paraná, e visa criar os contornos norte e leste, em um total de 42 km, de pistas duplicadas. Os contornos iniciam no trevo da BR-373 com a BR-376, cruzam com a PR-151 e PR-513, até retornar à BR-376, já no bairro Cará-Cará, sendo uma alternativa completa para retirar o tráfego de veículos pesados locais e de longa distância do centro do município. O presidente da Casa, JK, agradeceu o encontro e comentou à importância de se discutir este projeto, visando o melhoramento do trânsito na cidade “Estamos acompanhando de perto cada etapa técnica e o cronograma de licenciamento. Nosso papel na Câmara é fiscalizar e apoiar projetos que transformam a logística da nossa região, consolidando Ponta Grossa como o principal entroncamento industrial do Paraná.O planejamento é o alicerce de uma execução bem-feita.” As obras ainda estão na fase de planejamento,e devem iniciar ainda este ano.
A causa das Pessoas com Deficiência, é prioridade para Julio Kuller

O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller, desde que entrou na política sempre teve a pessoa com deficiência como uma de suas principais bandeiras. Ao longo de seus anos na política, Kuller criou uma série de leis, dando mais visibilidade a eles. Uma das principais conquistas que os PCDs conseguiram sob sua gestão, foi a aprovação da lei n° 14497/ 2022, originária do projeto de lei 157/2022, que criou o Estatuto Municipal da Pessoa com Deficiência, assegurando uma série de direitos a este público. A lei abrange as pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, mental ou motora, além da pessoa com fibromialgia. O Estatuto Municipal da Pessoa com Deficiência, traz em suas linhas, a forma correta como as pessoas com deficiência merecem serem tratadas nos lugares públicos e privados da cidade, trazendo as acomodações necessárias por parte do poder público, para que ela possa usufruir de todos os seus direitos da melhor forma. Segundo o Estatuto, os PCDs possuem atendimento prioritário em qualquer estabelecimento do município, seja ele privado ou público, independentemente do serviço prestado. Estas instituições que possuem estacionamento aberto ao público, seja de uso público ou privado, devem reservar uma parcela das vagas aos PCDs, nas áreas próximas de circulação de pedestres e devidamente sinalizadas. Outro ponto destacado na lei, diz respeito à as datas comemorativas às pessoas com deficiência a serem comemoradas anualmente no município, visando à conscientização e à inclusão delas na sociedade, como: Dia Municipal da Síndrome de Down (21/03), Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (21 a 28/08) e o Dia de Lazer das Pessoas com Deficiência (1º sábado de dezembro). Além dos pontos tratados acima, a lei ainda contempla muitos outros setores que buscam dar mais autonomia às pessoas com deficiência, como educação, moradia, lazer, infraestrutura, entre outros. Este é mais um trabalho de Julio Kuller, em prol da inclusão social. Este é apenas mais um dos diversos trabalhos realizados por Julio Kuller, durante sua carreira política, em prol das pessoas necessitadas, assegurando a elas seu direito e uma vida digna.
Instituto AMMA é inaugurado em Ponta Grossa

Celebração da inauguração ocorreu no Plenário da Câmara Municipal Ocorreu na noite desta segunda-feira (23) no Plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa, a inauguração do Instituto AMMA na cidade. A instituição de caridade é voltada ao auxilio das crianças vítimas de abuso sexual. O evento de inauguração na Câmara contou com a participação de diversas pessoas e autoridades políticas, e ligadas à instituição. Durante a inauguração houve a apresentação da cantora Mel Criss e da escola de dança Grand Escène. Fernanda Popoaski, uma das diretoras da instituição, comentou sobre a importância da inauguração do AMMA e o apoio da Câmara Municipal dada à causa “A gente escolheu em especial fazer aqui nesta Casa de Leis para dizer que o Instituto AMMA, está aberto para desenvolver parcerias , e que a gente começe a compreender que para além da gente falar sobre causa, agente precisa nos unir nesta rede de proteção,a favor das crianças e dos adolescentes.” O presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller, reforçou a importância do Instituto AMMA na região dos Campos Gerais, e o papel do Legislativo nesta iniciativa “Esta Casa estará ao lado de vocês, nós como vereadores nos comprometemos em declarar de utilidade pública o mais rápido possível esta associação , e também poder estar investindo e colocando no orçamento e emendas para que a AMMA possa fazer o seu trabalho.”
Bispo Dom Bruno discursa à respeito do direito de moradia às pessoas

O bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, discursou na tribuna livre durante a Sessão Ordinária desta segunda – feira (23), à respeito do direito à moradia dignas às pessoas. A pauta moradia foi tratada pelo bispo, porque é o tema deste ano da Campanha da Fraternidade, organizada pelo Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e traz uma reflexão à respeito das pessoas que vivem em situação de rua, com objetivo de ajuda-las a saírem desta situação. “Falando aos vereadores, para terem esse cuidado onde o povo mora. Eles foram eleitos para ter o cuidado com a lei. O cuidado com a lei leva em conta a moradia, isso gera qualidade de vida e moradia digna.” O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller, agradeceu a visita da autoridade católica, e reforçou o compromisso da Casa de Leis, em prestar ajuda às pessoas necessitadas “Falar sobre o direito à moradia não é apenas discutir projetos de lei; é falar sobre o alicerce da dignidade humana. Sem um teto seguro, uma família perde o acesso básico à saúde e à educação. Enquanto houver pessoas vivendo em situação de risco ou sem a segurança de um lar, o nosso trabalho nesta Casa de Leis ainda não estará concluído.”