Realizações como Vereador e Secretário

Ações realizadas pelo Julio Küller como Vereador e Secretário Municipal de Assistência Social

Uma vez integrando o Poder Legislativo municipal, o vereador possui como função representar os interesses da população ante o poder público. Nesse sentido, Julio Küller esteve à frente do cargo por três mandatos consecutivos, do ano de 2004 ao de 2012, tendo seus projetos de lei aprovados e em vigor até hoje. Em 2014, porém, estendendo-se até o ano de 2016, ele assume a Secretaria de Assistência Social de Ponta Grossa, dando continuidade ao seu trabalho o qual já tinha como foco instituir políticas públicas aqueles que mais precisam, principalmente às pessoas com deficiência. Nas linhas abaixo, confira algumas dessas leis e projetos de sua autoria:

Como vereador (2004 - 2012)

  • Lei n. 7.900/2004 – 10% das casas PROLAR para pessoas com deficiência: instituiu-se que a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (PROLAR) ficará obrigada a destinar 10% da construção de casas populares ou execução de loteamentos urbanizados às famílias das pessoas com deficiência de baixa renda.
  • Lei n. 10.519/2011 – Lei de extensão da Ficha Limpa: promulgou a lei que proíbe a contratação e nomeação de pessoas com suas respectivas fichas sujas para cargos públicos (tais como Secretários, Diretores de Fundações ou cargos de direção no Legislativo), ou seja, que estejam respondendo a processo judicial.
  • Lei n. 8.276/2005 – Busdoor: propôs que as concessionárias do transporte coletivo fossem autorizadas a utilizar os vidros traseiros dos ônibus (parte interna e externa) para exploração publicitária, obtendo assim recursos por meio da propaganda (deduzidas as despesas com impostos, produção, agenciamento etc.) a fim de destinar 85% do valor arrecadado à fundação PROAMOR. Esse dinheiro, então, destina-se ao transporte de pessoas com deficiência.
  • Lei n. 11.459/2013 – Casas PROLAR adaptadas: ficou decretado que a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (PROLAR) deve construir as casas populares de acordo com a deficiência apresentada pelo usuário. Ou seja, adaptadas especificamente à sua necessidade.
  • Lei n. 8.556/2006 – Beneficia acompanhantes de pessoas com deficiência: decidiu-se que quando a locomoção do portador de necessidades especiais exigir um acompanhante, este gozará dos mesmos benefícios daquele a quem acompanha.

Como Secretário Municipal de Assistência Social (2014 - 2016)

  • Projeto – Distribuição de alimentos às pessoas celíacas (2016): este projeto, direcionado às pessoas celíacas, ou seja, aquelas que possuem intolerância à ingestão de glúten, objetiva fornecer gratuitamente alimentos a quem se encontra nessas condições.
  • Projeto – Auxílio-funeral (2016): este projeto visa atender às pessoas que precisarem do serviço funerário, disponibilizando um ônibus com 19 lugares e adaptado para pessoas com deficiência, uma coroa de flores e o acompanhamento de uma psicóloga do município.

Daí em diante, e agora na intenção de voltar à vida pública candidatando-se ao cargo de Deputado Estadual, Julio Küller pretende fazer ainda mais para garantir que seus esforços se multipliquem e alcancem cada vez mais pessoas, como pudemos – e ainda podemos – ver acontecer no passado.