Estrutura será construída nas proximidades da UPA Santa Paula, com recursos do Novo PAC Saúde
A cidade de Ponta Grossa foi contemplada com a construção de uma nova Policlínica, orçada em mais de R$ 30 milhões, por meio do Novo PAC Saúde. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo deputado federal Aliel Machado (PV-PR) e pela prefeita Elizabeth Schmidt (União), que celebraram a inclusão do município como o único do Paraná a receber uma obra desse porte na nova etapa do programa do Governo Federal.
A nova unidade será erguida nas proximidades da UPA Santa Paula e contará com estrutura completa para atendimentos especializados, unificando consultas e exames em um só local. O objetivo é ampliar a eficiência do sistema, reduzir o tempo de espera e melhorar o acesso da população aos serviços de média complexidade, tudo custeado pelo SUS.
Para Aliel, a obra representa um momento histórico para a cidade. “São mais de R$ 30 milhões em investimentos que vão garantir respeito e dignidade para a nossa população, contribuindo para solucionar um problema de longa data”, afirmou o deputado. Elizabeth também destacou a importância do projeto. “Estamos mostrando, na prática, que saúde é prioridade em Ponta Grossa: investimos e buscamos parcerias para conquistarmos grandes avanços, como a UPA Uvaranas, os Superpostos, a modernização das Unidades de Saúde, além da maior contratação de médicos da nossa história.”, ressaltou a prefeita.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Küller (MDB), também comemorou a conquista. “Esse é um avanço expressivo para a saúde pública de Ponta Grossa. A nova Policlínica representa mais dignidade para quem precisa e mais estrutura para os profissionais da saúde. Como presidente da Câmara, reafirmo o compromisso do Legislativo em apoiar iniciativas que realmente transformem a vida da população”, destacou.
A nova Policlínica de Ponta Grossa será um centro de saúde moderno e completo, que reunirá em um único espaço diversas especialidades médicas, exames gráficos e de imagem, além de estrutura para pequenos procedimentos. O objetivo é suprir os chamados vazios assistenciais, oferecendo atendimento especializado de forma mais ágil e acessível, conforme o perfil epidemiológico da população local.
Com 40 consultórios, salas de cirurgia e leitos para recuperação, a unidade contará com especialidades como neurologia, ortopedia, ginecologia, oftalmologia e outras. Haverá ainda um consultório exclusivo para vítimas de violência e um setor de reabilitação física com atendimentos em fonoaudiologia e terapia ocupacional. Toda a estrutura será 100% custeada pelo SUS, contribuindo para a redução das filas de espera e promovendo um cuidado mais digno e humanizado para os moradores de Ponta Grossa.