Inauguração de Jardim do Mel em escola municipal fortalece educação ambiental em Ponta Grossa

Projeto com abelhas nativas sem ferrão ensina sobre biodiversidade a crianças e comunidade em Uvaranas

A Escola Municipal Dr. Carlos Ribeiro de Macedo, em Uvaranas, recebeu na sexta-feira (5) a inauguração de um Jardim do Mel, projeto de educação ambiental que instala meliponários com abelhas nativas sem ferrão em escolas e entidades. O objetivo é aproximar crianças e adultos da importância das abelhas para a preservação da biodiversidade e o equilíbrio do meio ambiente. A cerimônia contou com a presença do vereador e presidente da Câmara Municipal, Julio Küller (MDB), da prefeita Elizabeth Schmidt (União) e do vice-prefeito pastor Moisés Faria (MDB).

Durante a inauguração, Küller destacou o impacto pedagógico da iniciativa. “Esse projeto mostra às crianças, de forma prática e lúdica, que cuidar da natureza é cuidar do futuro. É um investimento que vai muito além da escola, porque a conscientização chega às famílias e fortalece a responsabilidade ambiental de toda a comunidade”, afirmou.

A prefeita ressaltou a relevância do Jardim do Mel para a formação cidadã dos estudantes. “Educar para a preservação ambiental é preparar Ponta Grossa para os próximos anos. As abelhas sem ferrão são símbolo desse cuidado coletivo com a vida, e iniciativas como esta fazem a diferença no desenvolvimento da consciência ecológica desde cedo”, disse.

Na manhã desta terça-feira (10), como desdobramento da ação, Küller se reuniu com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Izaltino Cordeiro dos Santos, para discutir ideias para a expansão do projeto Poliniza PG – Jardim do Mel para a rede estadual de ensino. O objetivo é ampliar o alcance da iniciativa, levando educação ambiental também a estudantes das escolas estaduais de Ponta Grossa.

O Jardim do Mel é parte de uma série de ações voltadas à sustentabilidade no município, buscando integrar a educação formal a experiências concretas de contato com o meio ambiente. Além de ampliar o aprendizado dos alunos, a proposta visa estimular a participação da comunidade em projetos de preservação e valorização da biodiversidade local.

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